quinta, 18 de julho de 2024
Euro 6.0049 Dólar 5.4906

COPOM MANTÉM TAXA DE JUROS EM 10,50% AO ANO

LUIZA SANTOS - 19/06/2024 19:05

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central manteve a Selic, taxa básica de juros da economia, em 10,50% ao ano. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (19) e contou com decisão unânime.

“O Comitê, unanimemente, optou por interromper o ciclo de queda de juros, destacando que o cenário global incerto e o cenário doméstico marcado por resiliência na atividade, elevação das projeções de inflação e expectativas desancoradas demandam maior cautela”, disse o BC, em nota.

Nos últimos dias, o Governo Lula pressionou o comitê para a manutenção de cortes de juros, no entanto, o ciclo foi interrompido. Desde agosto, o colegiado mantinha o patamar de corte em 0,5 ponto percentual. Em maio o ritmo foi desacelerado, fixando a redução em 0,25 ponto percentual.

“Um presidente do BC que não demonstra nenhuma capacidade de autonomia, que tem lado político e que na minha opinião trabalha muito mais para prejudicar o país do que ajudar, porque não tem explicação a taxa de juros do jeito que está”, disse Lula nesta terça, em entrevista à Rádio CBN.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.