sexta, 19 de julho de 2024
Euro 6.098 Dólar 5.6089

UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO CANDEAL HOMENAGEIA MORADORES HISTÓRICOS DA LOCALIDADE

LUIZA SANTOS - 18/06/2024 19:49

Quem chega hoje à Unidade de Saúde da Família (USF) do Candeal, recentemente requalificada pela Prefeitura de Salvador, encontra um painel com fotos de moradores que ajudaram a construir a história do posto de saúde e também da localidade. Realizada através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a homenagem foi fruto de uma demanda da própria comunidade, que tem origem na força das mulheres e da herança da cultura africana.

Maria Gorda, Dona Didi, Dona Lisô, Mãe Maiamba, Dona Vanju, Dona Damiana, Dona Sousa, Dona Concessa, Dona Marina, Seu Francisco e Maria José foram algumas dessas pessoas que lutaram e ajudaram na instalação da unidade, há mais de duas décadas. A gerente da USF Candeal, Ariadni Barbosa, conta que chegou à unidade em abril de 2023 e buscou entender quais eram as necessidades do local, chegando então às obras para melhorias na estrutura e serviços.

“Com a requalificação, Ruth (Buarque, diretora de Desenvolvimento Social da Escola Pracatum) deu a ideia de fazer uma homenagem a essas mulheres que tiveram a ideia do posto, e foi maravilhoso. Todos ficaram muito emocionados, choraram, foi emocionante. Os 20 anos da USF foram bem representados com a requalificação e com essa homenagem, pois muitas pessoas não sabiam a real história de quem trouxe para cá o posto”.

O secretário da Saúde, Alexandre Reis, destaca a importância do gesto solene realizado para toda a população do Candeal. “Esta homenagem é mais que merecida. Nossa missão é seguir garantindo a continuidade de cuidados e assistência necessária aos moradores, como vem ocorrendo ao longo do último ano e meio, com a ampliação e qualificação da rede municipal de saúde. Candeal e adjacências já estão usufruindo de uma unidade totalmente reestruturada, muito mais acolhedora, com melhorias nos equipamentos e um maior número de equipes compostas por profissionais qualificados para fortalecer ainda mais a atenção para com a população”, declara.

Foto: Lucas Moura/ Secom

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.