Nesta terça-feira (18), o Hospital Martagão Gesteira, em Salvador, anunciou o fechamento de uma das três salas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) devido à falta de recursos para cobrir os serviços hospitalares. Com isso, o hospital infantil perde 10 leitos, mas mantém ainda duas UTIs, totalizando 20 leitos em funcionamento. Além disso, haverá uma redução no número de cirurgias cardíacas realizadas.
A instituição filantrópica explicou que enfrenta há anos o desafio de angariar recursos para suprir um déficit mensal significativo, uma vez que os repasses do Sistema Único de Saúde (SUS) não cobrem os custos totais de operação do hospital. Em 2024, o déficit estimado é de cerca de R$ 15 milhões.
Todos os serviços oferecidos pelo hospital são realizados através de contratos com o poder público, sendo que alguns desses contratos não foram atualizados há mais de 10 anos, apesar de reajustes pontuais.
“Toda essa situação vem sendo resolvida graças a receitas extraordinárias, especialmente com o apoio da bancada parlamentar baiana e doações de inúmeros apoiadores. Entretanto, a solução definitiva requer a revisão e atualização dos valores pactuados”, diz a instituição, em nota.
(Correio)
Foto: Divulgação