segunda, 01 de julho de 2024
Euro 6.024 Dólar 5.5988

2º FÓRUM ECONÔMICO BRASIL-CANADÁ DISCUTE DESAFIOS PARA CRESCIMENTO DO COMÉRCIO INTERNACIONAL

Hugo Leite - 18/06/2024 15:37

O movimento comercial que existe entre o Brasil e o Canadá é expressivo. O fluxo de comércio entre os dois países em todo o ano passado foi de US$ 9,15 bilhões, muito próximo do recorde histórico de 2022, quando ultrapassou pela primeira vez a marca de US$ 10 bilhões, e segue com tendência de alta. Devido a esses fatores foi realizado o 2º Fórum Econômico Brasil-Canadá (CCBC), neste mês, que abordou um possível Acordo de Livre Comércio Mercosul e Canadá, inteligência artificial, ESG (Environment, Social and Governance) e transição energética.

“Precisamos avançar na integração de cadeias produtivas, com o aumento das exportações de urânio de Caetité (Bahia), por exemplo, e com isso entrar nas rotas tecnológicas em desenvolvimento do Canadá para a fabricação de pequenos reatores nucleares, uma das soluções para a transição energética”, defendeu Carlos França, embaixador do Brasil no Canadá, durante o evento.

O Brasil é o terceiro maior parceiro comercial do Canadá, atrás dos Estados Unidos e do México. Deste modo, assume papel cada vez mais importante e estratégico para o país, na visão de Emmanuel Kamarianakis, embaixador do Canadá no Brasil, que também falou durante o Fórum.

“Esperamos seguir adiante com outros contratos de comércio, além daqueles fechados por meio da Embraer, que poderão ser também impulsionados via Mercosul”, disse, ao ressaltar a importância do alto nível de investimentos dos dois lados para o fortalecimento das relações bilaterais. De acordo com Kamarianakis, os investimentos do Canadá no Brasil totalizam cerca de 80 bilhões de dólares canadenses.

Foto: Diego Frois/Divulgação.

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.