O Largo do Papagaio, na Ribeira, será completamente requalificado pela Prefeitura de Salvador, a fim de potencializar a ocupação do local por meio da implantação de novos atrativos de esporte e lazer. A ordem de serviço para a obra foi assinada pelo prefeito Bruno Reis e pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal), Virgílio Daltro, nesta segunda-feira (17).
A intervenção ocorrerá numa área de 12,5 mil metros quadrados, com um olhar especial para a primeira infância. O investimento é de R$2,8 milhões. O projeto envolve implantação de gramado sintético, quiosques para comercialização de lanches, área livre para eventos, espaço com sete vagas para food truck, pista de cooper e ciclovia. O paisagismo será reforçado com plantio de gramado e de mudas de árvores frutíferas. Em determinados trechos a pavimentação será em intertravado e no mesmo nível da pista de tráfego possibilitando uso compartilhado pelos pedestres.
O prefeito Bruno Reis ressaltou que a gestão municipal já entregou 513 novas praças na capital baiana. Ele pontuou que o projeto preserva a história e a tradição do Largo do Papagaio, que tem 121 anos. “Essa que, sem sombra de dúvidas, é uma das praças mais tradicionais, mais antigas aqui da Cidade Baixa, e que com certeza toda a população tem um carinho especial. São 12 mil metros quadrados, é também uma das maiores praças da cidade”, afirmou.
O presidente da Desal, Virgílio Daltro, destacou que o Largo do Papagaio será totalmente reconstruído com as intervenções. “Será uma outra praça, que terá um projeto para a primeira infância que vai contemplar o cuidado, amor e zelo com os pequenos de 0 a 6 anos”, afirmou, ao ressaltar ainda que, até o final do ano, serão 600 novas praças entregues pela Prefeitura.
Primeira infância – A coordenadora do Núcleo Especial de Apoio à Primeira Infância (Neapi) da Secretaria Municipal de Governo de Salvador, Simone Café, detalhou as iniciativas voltadas para as crianças de 0 a 6. Segundo ela, o projeto foi elaborado em parceria com a Urban95, iniciativa global que busca incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços oferecidos nas cidades. O Instituto de Arquitetos do Brasil também acompanhou a construção do projeto.
No local, haverá um parque infantil para crianças de 0 a 6 anos composto por traves, túnel triângulo, relevo, painel interativo, tambores, mesa infantil e amarelinha.
Equipamentos – O novo Largo do Papagaio vai contar com novos campos de futebol com grama sintética e quadras de basquete e de vôlei. Para quem deseja realizar atividades físicas, terá também academia de saúde para a terceira idade, simulador de esqui individual, barras de apoio, prancha abdominal e barra paralela, entre outros equipamentos.
Para as crianças, além do parque infantil, a praça terá gangorra, balanço, escorregadeira, casa do Tarzan e espaço de jogos. Entre os atrativos estão ainda mesa de ping pong, futmesa e túnel, além de parque infantil para pessoas com deficiência (PCDs) e espaço para pets.
Fotos: Valter Pontes/ Secom