sábado, 13 de julho de 2024
Euro 5.9574 Dólar 5.4654

MIL VAGAS GRATUITAS SERÃO ABERTAS PARA CURSINHOS PREPARATÓRIOS DO ENEM E VESTIBULARES

João Paulo - 14/06/2024 07:20 - Atualizado 14/06/2024

Mil vagas gratuitas serão abertas a partir desta segunda-feira (17) para jovens que desejam ingressar em cursinhos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares. As inscrições vão até às 17h do dia 28 de junho. O edital foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta quinta-feira (13). Podem participar do IngreSSAr jovens entre 16 e 29 anos de idade que estejam inscritos no Enem 2024; matriculados no 3º ano do ensino médio da Rede Pública de Ensino ou bolsistas integrais em escolas particulares no ensino médio; matriculados no EJA (Educação de Jovens e Adultos) equivalente ao 3º ano do ensino médio; egressos do 3º ano do ensino médio da Rede Pública de Ensino ou bolsistas integrais em escolas particulares no ensino médio; egressos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) equivalente ao 3° ano do ensino médio; estar cadastrado no Cadastro Único e ser integrante ou não de famílias beneficiárias no Programa Bolsa Família; ser residentes de Salvador ou estudantes da rede pública de ensino do município.

As inscrições devem ser realizadas em duas etapas: via internet e presencial. Pela internet, o candidato deve acessar o site do IngreSSAr (http://ingressar.salvador.ba.gov.br) e preencher o formulário de inscrições. A adesão presencial acontece por meio de entrega de documentação original e cópia autenticada, no período das 9h às 17h, na sede da SPMJ, localizada na Avenida Estados Unidos, 397, Condomínio Cidade do Salvador, 5º andar, no Comércio.

A inscrição será validada após a entrega do original e cópia da solicitação de cadastramento, assinado pelos pais ou responsáveis, em caso de candidato menor de idade; RG e CPF; comprovante de residência; comprovante de conclusão do ensino médio, para os egressos do ensino médio; atestado de escolaridade, para os alunos que estejam cursando o 3° ano do ensino médio; ou declaração de que estudou como bolsista integral, ensino médio, na rede particular de ensino, para quem estudou em colégio particular.

Também é necessário apresentar comprovante de que é integrante de família beneficiária no Programa Bolsa Família, para o candidato que for integrante, disponível em portal on-line (https://cadunico.dataprev.gov.br), ou na Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), além de autodeclaração étnico-racial, para quem se declarar afrodescendente; declaração para pessoa com deficiência; declaração para integrantes dos projetos sociais da Fundação Cidade Mãe (FCM), Sinaleiras e Cidadão Aprendiz, emitidos pelas devidas instituições.

Do total de vagas oferecidas ficam reservadas 5% às pessoas com deficiência e 30% a candidatos negros, além de outros 5% para jovens participantes de programas sociais da Fundação Cidade Mãe (FCM), egressos do Sistema Socioeducativo ou jovens inscritos ou egressos dos Projetos Cidadão Aprendiz e Sinaleiras. O resultado final será divulgado no dia 10 de julho, no site do Ingressar (http://ingressar.salvador.ba.gov.br), onde também está disponível o edital do programa.

Crédito: Lucas Moura/Secom PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.