O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), no Rio Grande do Sul, onde o ex-BBB Matteus, do “Big Brother Brasil 24”, estudou, enviou ao EXTRA uma nota confirmando que a inscrição dele para o curso de Engenharia Agrícola “foi feita nas vagas destinadas a candidatos pretos/pardos”. A universidade explica ainda “que, naquela época, de acordo com a Lei de Cotas de 2012, o único documento exigido para a inscrição nas cotas era a autodeclaração do candidato”.
O documento diz: “Em 2014 o estudante Matteus Amaral Vargas ingressou no curso de bacharelado em Engenharia Agrícola oferecido em conjunto com a Unipampa. A inscrição dele foi feita nas vagas destinadas a candidatos pretos/pardos. Essas informações constam no Edital nº 046/2014, que é público e traz o resultado da seleção desse curso naquele ano. Esse curso, oferecido em conjunto com a Unipampa, não é mais ofertado pelo IFFar desde 2021. O Matteus Amaral Vargas também não é mais estudante do IFFar. Em relação ao ingresso pelas cotas, é importantíssimo ficar claro que, naquela época, de acordo com a Lei de Cotas de 2012, o único documento exigido para a inscrição nas cotas era a autodeclaração do candidato. Assim como em outras instituições federais de ensino, não havia mecanismo de verificação ou comprovação da declaração do candidato. Os editais, contudo, continham a informação de que, ‘a constatação de qualquer tipo de fraude na realização do processo sujeita o candidato à perda da vaga e às penalidades da Lei, em qualquer época, mesmo após a matrícula'”. Leia abaixo na íntegra.
Na última quinta-feira (13), o nome do vice-campeão do “BBB 24” ficou entre os termos mais comentados nas redes sociais após surgir a notícia de que ele teria se declarado negro para ingressar no curso de Engenharia Agrícola no Instituto Federal Farroupilha, em 2014. Segundo documentos que estão disponíveis na internet, o ex-BBB se classificou como preto para estudar no campus de Alegrete, utilizando ações afirmativas (cotas) destinadas a estudantes de baixa renda e oriundos de escolas públicas. Quando estava no quinto semestre do curso, ele trancou a matrícula para cuidar da avó. O caso ganhou repercussão no X (antigo Twitter) nesta semana, cerca de dois meses após a participação dele no “BBB 24”. Ainda na quinta-feira (13), a equipe de Matteus foi procurada pela reportagem do EXTRA, mas, até o momento, não nos retornou sobre o assunto.
Foto: Reprodução