domingo, 06 de outubro de 2024
Euro 6.0609 Dólar 5.5199

SPM PROMOVE PREVENÇÃO ÀS VIOLÊNCIAS DE GÊNERO E SERVIÇOS DE EMPREENDEDORISMO FEMININO NOS FESTEJOS JUNINOS

LUIZA SANTOS - 13/06/2024 16:43

A Secretaria das Mulheres do Estado (SPM) promoverá uma série de ações durante os festejos juninos que serão realizadas no Parque de Exposições, a partir desta quinta-feira (13), em Salvador. As atividades incluem campanhas de sensibilização contra o abuso e a importunação sexual; a instalação da unidade móvel e da Sala Elas à Frente para atendimento às mulheres; o Projeto Cuidar de Quem Cuida direcionado às trabalhadoras que atuarão na festa e a realização da Feira Elas à Frente, para estímulo ao empreendedorismo feminino.

A secretária das Mulheres da Bahia, Elisângela Araújo, falou que as equipes da SPM estarão em 28 municípios durante os festejos juninos. “A atuação da SPM ocorre com muito critério e em parceria com vários órgãos estaduais, como as Secretarias de Turismo (Seltur) e da Segurança Pública (SSP), e com os municípios. Nosso papel é fortalecer a autonomia financeira das mulheres empreendedoras e prevenir as violências de gênero durante as festas na capital e no interior, para que as mulheres possam aproveitar os festejos da melhor maneira possível e com o respeito que merecem”, destacou.

A campanha de sensibilização, que faz parte do programa Oxe, me respeite!, da SPM, envolverá a distribuição de material educativo como ventarolas, adesivos e tatuagens, explicando as formas de assédio e de importunação sexual, reforçando que “Não é não”. O material também viabiliza o Dique 180, para denúncias. A Unidade Móvel da SPM ficará estacionada no Parque de Exposições para atender e encaminhar as mulheres, dentro de um fluxo de acolhimento multidisciplinar com serviço jurídico, de saúde e psicossocial. De 21 a 24, este atendimento será realizado em uma Sala Elas à Frente, que será instalada no local.

Em estandes montados no Parque, na chamada Feira Elas à Frente, também no período de 21 a 24 de junho, mulheres monoparentais e chefas de família, que são atendidas por editais da SPM, irão prestar serviços como maquiagem e penteados com tranças, além de comercializar acessórios juninos. O objetivo é contribuir para a geração de renda das empreendedoras. Além de Salvador, a Feira também acontecerá em Senhor do Bonfim, durante o São João, e em Juazeiro, nas festas de São Pedro.

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.