sábado, 20 de julho de 2024
Euro 6.098 Dólar 5.6089

GOVERNO ENFRENTA CENÁRIO ADVERSO, MAS CRISE É JANELA DE OPORTUNIDADE, DIZ RUI COSTA

João Paulo - 13/06/2024 12:57 - Atualizado 13/06/2024

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que os problemas detectados na articulação política do governo são desafios que serão superados. Segundo informações do blog de Daniela Lima do G1, Costa chega a dizer “O que eu tenho efetivamente a ver com isso? Nada. Eu não cuido da articulação política.”. O ministro faz um diagnóstico pragmático do cenário enfrentado pela equipe de Lula. “O presidente enfrenta um cenário muito difícil.O governo anterior abriu mão de governar. O Congresso capturou 50% do Orçamento. Não há país no mundo que funcione dessa forma. É preciso chamar à reflexão disso. As chances de uma governança efetiva nesse modelo são pequenas”, diz.

O chefe da Casa Civil diz que a destinação de verba pública hoje está funcionando na modalidade “aerosol”, dispersa. “É uma política pulverizada. O dinheiro é pulverizado. E o que é o aerosol? Quando você olha, não vê nada.”. Com o governo acusado de pouca responsabilidade fiscal – e um mercado que faz muito preço e barulho em cima dessa imagem – Costa reage. “O governo tem cuidado de tapar os buracos que recebeu. Não tem grande benefício que tenhamos criado do zero. O que fizemos –e estamos fazendo– é tentar conter as várias frentes (de gastos).”

O Planalto vive uma semana difícil, com a derrota da alternativa oferecida por Fernando Haddad (Fazenda) à desoneração –regime de tributação diferenciada para 17 setores da economia. Costa, apontado como crítico de Haddad internamente, se distancia do episódio, diz que nem no Brasil estava quando houve o embate com o Senado, e que a crise “abre também uma janela de oportunidade”. “Empresários, Congresso e Fazenda têm agora de efetivamente encontrar uma saída para compensar a desoneração. É na negociação que vai resolver.”.

Foto: Casa Civil do Brasil/Divulgação

 

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.