No período junino, quem passa pelos shoppings da capital baiana, administrados pelo Grupo Enashopp, é convidado a entrar no clima das festas mais esperadas pelos nordestinos. Os festejos começam com o Santo Antônio, no dia 13, seguem com o São João, dia 24, e terminam com o São Pedro, dia 29 de junho. Nesse período, os equipamentos ficam lotados de clientes, todos na expectativa para dançar muito forró, xote, baião, comer uma boa canjica, tomar aquele licor de jenipapo delicioso, enquanto fazem compras e compartilham bons momentos entre familiares e amigos.
Os shoppings centers se consolidaram como centros de experiência para os clientes, que frequentam esses espaços em busca de entretenimento com segurança, além das compras. “A Enashopp tem em sua essência essa visão personalizada na gestão dos seus empreendimentos. As festas juninas são consideradas para nós, nordestinos, um segundo Natal, por movimentarem consideravelmente nossos shoppings. O ticket de vendas é ampliado, com vendas de roupas, acessórios para toda a família, além das atividades de lazer”, destaca Mirela Gedeon Cubilhas, sócia diretora do Grupo Enashopp, empresa referência hoje em administração de shoppings centers e empreendimentos multifuncionais no Brasil. Com a proposta de valorizar a cultura local, os shoppings centers investem em decoração temática, vilas com comercialização de culinária típica e shows com grandes atrações.
No Shopping Barra, uma programação extensa com atrações para toda a família foi pensada para este ano. Na Vila Junina, barraquinhas decoradas com elementos típicos oferecem uma variedade de comidas tradicionais, desde pamonhas até bolos de milho, criando uma experiência gastronômica única. Quem gosta de dançar, pode aproveitar ainda aulas de dança da Cia Alaíde Novaes e shows com muito forró pé de serra, com atrações como Aldair Sanfoneiro, Seuilson, Confraria do Forró, além de apresentações de quadrilhas. Para a garotada, uma mini roda gigante, um touro mecânico e o coreto festivo foram montados na Praça Central, com momentos ainda de contação de história, brincadeiras e cantigas de roda com Vovó Nairzinha.
Para a segunda edição do “Arraiá Junino”, o Shopping Itaigara também apostou em decoração temática, que recria imagens da literatura de cordel, espaços instagramáveis, além de muitos quitutes juninos e diversão para adultos e crianças. Para a abertura oficial do arraiá, na Praça Central, o Shopping Itaigara convidou, pelo segundo ano, a banda de forró Estakazero – comandada por Leo Estakazero com hits de sucesso, em especial, entre os baianos, como “Encosta N’eu” e “Sapatilha 37”.
O “Arraiá de São João do Shopping Paseo” já é tradicional entre os clientes e lojistas. O centro de lazer e de compras é conhecido por ter um espaço a céu aberto, criando uma atmosfera ainda mais atrativa para a festa típica nordestina, com um céu de bandeirolas, luzes e cores. O início dos festejos foi marcado por show da banda U Tal do Xote, conhecida por repertório que vai desde clássicos da música nordestina a canções com uma roupagem atual. O Paseo Shopping preparou ainda, para o dia 22 de junho, uma parada junina, com a presença de personagens caracterizados e o trio de forró.No Shopping Piedade, o “Arraiá do Coração” também apostou em shows de abertura com as bandas André & Mauro e Flor de Maracujá, transmitidos ao vivo pelas rádios parceiras Sociedade e Itapoan FM, na Praça Central. A decoração temática e as barraquinhas com comidas típicas complementam os festejos de clientes e lojistas, com programação musical durante todo o mês de junho. Grandes atrações musicais passam pelo centro comercial, dentre elas, o cantor Virgílio Forrozeiro, Cacau com Leite e Jeane Lima. Arrasta-pé garantido para baianos e turistas que passarem pela capital baiana no mês de junho. “Toda nossa equipe de gestores se empenha em levar para os shoppings centers sob nossa gestão essa atmosfera junina tão importante para os baianos e nordestinos. Uma forma de preservar e incentivar as manifestações culturais de uma das festas mais representativas do nosso povo”, afirma Mirela Gedeon, sócia diretora do Grupo Enashopp.