Um evento especial, na próxima sexta-feira (14), deve marcar a assinatura, do governador Jerônimo Rodrigues (PT), da ordem de serviço para as obras do VLT de Salvador. Assim, o consórcio Expresso Mobilidade Salvador fica autorizado a iniciar as obras do primeiro trecho do modal de transporte , entre a Calçada e a Ilha de São João.
A ordem de serviço, que será assinada na próxima sexta, somente se aplica ao trajeto que atende ao Subúrbio Ferroviário, que já possui o licenciamento ambiental necessário, herdado do projeto do monotrilho. Contudo, há contratos assinados para a construção dos três trechos do VLT de Salvador. Os outros trechos do VLT de Salvador, entre Paripe e Águas Claras, e entre Águas Claras e Piatã, ainda terão projetos básicos encaminhados pelas concessionárias responsáveis aos órgãos de fiscalização, para a concessão de licenças.
O governo estima que o primeiro trecho do modal seja entregue em junho de 2027, substituindo os antigos trens do Subúrbio Ferroviário. Em agosto de 2028, devem ser concluídas as partes que ligam Paripe a Piatã, passando por Águas Claras.
Uma visita de Jerônimo à subestação do VLT, que já foi construída em Boa Vista do Lobato ainda deverá ser feita. O contrato com a empresa responsável pelas obras no local foi cancelado pelo governo da Bahia em 2023. Desta forma, o poder executivo pretende mostrar que o investimento já realizado será aproveitado no novo empreendimento.