O SENAI/DR/BA e a MAQFILTROS/ BRASIL, assinaram um termo de cooperação tecnológica, nesta terça-feira (11), em que se comprometem a organizar e a realizar, em estreita colaboração, cursos e programas visando o aperfeiçoamento e à formação de mão de obra em sistemas de Tratamento, dessalinização e Reuso de Água e efluentes e demais atividades correlatas, a serem ministrados à comunidade em geral por meio do fornecimento de equipamentos necessários para a formação prática nos cursos do SENAI e difusão do know-how nos laboratórios das escolas do SENAI/DR/BA.
O Programa de Capacitação sobre Tratamento de Águas e Efluentes do SENAI BAHIA foi cuidadosamente desenvolvido para profissionais e iniciantes e entusiastas da área de saneamento, com o objetivo formar e aprofundar conhecimentos e habilidades práticas na operação, controle e gestão eficiente dos recursos hídricos.
O Brasil pode gerar 1,5 milhão de postos de trabalho, caso invista R$ 893,3 bilhões no setor de saneamento, até 2033, de acordo com estudo divulgado pela Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (ABCON SINDCON).
Em julho de 2020, o Brasil deu um passo significativo com a promulgação do Novo Marco Regulatório do Saneamento Básico, por meio da Lei no 14.026. Este marco visa modernizar e ampliar a infraestrutura de saneamento, incentivando investimentos públicos e privados e promovendo a eficiência dos serviços prestados, além de representar um avanço crucial para a universalização dos serviços de saneamento no país, estabelecendo metas ambiciosas para que, até 2033, 99% da população tenha acesso à água potável e 90% ao tratamento e à coleta de esgoto. Esse aumento também causa um fortalecimento na geração de empregos.
Os cursos ofertados pelo SENAI serão Instalador Hidráulico, Desenhista técnico de edificações, Laboratorista de análises ambientais, Operador de sistemas de tratamento de água e efluentes, Controle operacional de sistemas de tratamento de água e efluentes, Operador manutendor de sistemas de tratamento de esgotos e Técnico em Saneamento.
Foto: Divulgação.