sexta, 19 de julho de 2024
Euro 6.098 Dólar 5.6089

CONFIRA PROGRAMAÇÃO SEMANAL DOS MUSEUS DO IPAC ENTRE OS DIAS 11 E 16 DE JUNHO

LUIZA SANTOS - 11/06/2024 16:14

Os Museus administrados pela Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-Ba), por meio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC-Ba), preparam uma programação diversa dedicada à arte e à cultura entre os dias 04 e 09 de junho.

Dentre as atrações, estão programadas uma sessão de cinema do Cine Indoor no Museu de Arte Contemporânea (MAC), Itinerância da Bienal de São Paulo e “Bahia Junina”, projeto de São João do Museu de Arte Moderna (MAM), além de exposições abertas e apresentações no Centro Cultural Solar Ferrão, e no Parque Histórico Castro Alves (PHCA), que fica a 170 km de Salvador.

Confira abaixo a programação de cada museu:

O Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC): O Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC_BAHIA), proporciona uma série de eventos para os apreciadores da arte. O destaque é para a exposição ‘INICIADAS: ancestralidades contemporâneas’, que mergulha nas tradições ancestrais, trazendo-as para o contexto contemporâneo. Além disso, convidamos os visitantes a explorar nosso rico acervo e descobrir a expressão da exposição “Arte Urbana”.

Nesta terça (11), às 18h00, os interessados poderão fazer parte de um encontro para discussões coletivas sobre protótipos de livros (autopublicação), conduzido por Lia Cunha. Traga seu projeto em estágio de protótipo (boneca) e participe de um debate sobre conceitos, projetos gráficos, encadernação, acabamentos e edição. Os apaixonados por cinema, poderão desfrutar de uma sessão de cinema do Cine Indoor na sexta (14), que nesta semana, apresentará AxSxFxAxLxTxO (2023), um filme-poesia dirigido por Alex Coléman e estrelado por Winne Leão e Thiago Evangelista.

Já no final de semana, no sábado (15), quem for ao MAC, poderá participar da visita guiada pelo “Circuito MAC_BAHIA” a partir das 16h e no domingo (16), a programação começa pelo “Amanhecer no MAC” com uma aula de Yoga ministrada pela professora Carla Dantas, às 8h. Logo depois, às 10h, a programação será voltada para as crianças, com atração musical e ateliê artístico da dupla “Cantarolou”, comandada por Lore Sampaio e Mari Viveiros.

E atenção para o novo horário de funcionamento do museu: O MAC_BA está funcionando das 10h às 20h. Ressaltamos que o acesso ao restaurante permanece até às 22h. Aos domingos, a programação começa normalmente às 8h, no Amanhecer no MAC.
Endereço: Rua da Graça, 284 – Graça, Salvador – BA.
Funcionamento: Terça a sábado, das 10h às 20h / Aos domingos, de 8h às 20h

Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM): O Museu de Arte Moderna da Bahia está atualmente sediando a Itinerância da 35ª Bienal de São Paulo, intitulada “Coreografias do Impossível”. De terça-feira a domingo, os espaços do Pátio Central, Casarão (Térreo e 1º piso), Capela e Galeria 3 estão preenchidos com obras que exploram as complexidades e urgências do mundo contemporâneo. A exposição estará aberta para visitação até o dia 28 de julho.

Além da Bienal, os visitantes podem explorar a “Coleção de Arte Popular Lina Bo Bardi”, um espaço expositivo permanente dedicado ao legado da renomada arquiteta. No Espaço Solar, uma linha do tempo com dados históricos do Solar do Unhão e a Livraria Caramurê estão à disposição dos visitantes. O MAM também apresenta uma mostra dos trabalhos das Oficinas de Xilogravura, feitas por alunos que frequentaram o curso recentemente.

E uma novidade para quem deseja aprender a técnica de Xilo: Estão abertas as inscrições para o ‘Oficinas do Museu de Arte Moderna da Bahia’, dessa vez, com o curso de ‘Processos Criativos na Xilogravura’. As vagas são limitadas e você pode realizar a sua inscrição através de um link na Bio do Instagram do MAM (@bahiamam), até o dia 14 de junho. No sábado (15), das 9h às 13h, o MAM sediará a “Oficina de Desenho no MAM”, com Olga Gomes, uma atividade que se estenderá até julho e já conta com uma turma fechada de alunos. Além desta programação, o MAM também conta com o “CINE MAM”, um projeto independente de exibição de filmes. Confira a programação no Instagram @saladearte_oficial.

Endereço: Avenida Lafayete Coutinho, s/n, Comércio. Salvador – BA

Centro Cultural Solar Ferrão: O Solar Ferrão está com uma nova exposição “O Corpo Liberto”, que representa uma caminhada em direção à liberdade do corpo e da mente. A exposição, intitulada pelo multiartista Nilton César, usuário do CAPS Garcia e paciente da Clínica de Psicologia e Psicanálise Espaço A, faz referência à luta antimanicomial.

Também estarão em cartaz, de terça a domingo, das 10h às 18h, a mostra “Hãhãw: Arte Indígena Antirracista”, feita por 26 artistas de origem indígena, e a exposição “Máscaras”, que destaca artefatos elaborados com complexas técnicas em madeira. A mostra reúne cerca de 100 máscaras, 40 ‘Geledés’ e 50 de outras etnias de povos africanos.

Endereço: R. Gregório de Matos, 45 – Pelourinho. Salvador – BA
Funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h

Parque Histórico Castro Alves (PHCA): Visite o Parque Histórico Castro Alves, de terça-feira a domingo, das 09h às 17h, e mergulhe na rica história e cultura que ele tem a oferecer. O museu realiza trilhas ecológicas dentro do PHCA que além de entretenimento, tem como finalidade conscientizar para importância da preservação ecológica na nossa sobrevivência.
Explore nosso vasto acervo e descubra a atmosfera da Casa Sertaneja, além de apreciar a inspiradora exposição “Nossas Curvas não se Curvam”, celebrando o empoderamento da mulher Plus Size contra o preconceito. O projeto “Sopa de Letras” volta ao PHCA de terça a sexta, com o objetivo de motivar alunos do ensino fundamental do 1º ao 6º ano a prática da leitura através da contação de histórias.

No domingo (16), às 18h, o PHCA convida os visitantes para uma apresentação da Companhia de Teatro Cecéu / Cabaceiras do Paraguaçu. Com um Casamento na Roça e a festa do casório com a participação da Banda Seu Mundinho, valorizando a cultura nordestina, no Auditório Pedro Calmon do PHCA.

Endereço: Praça Castro Alves, 106 – Centro, Cabaceiras do Paraguaçu – BA.
Funcionamento: Terça a Domingo, das 9h às 17h

Museu de Arte da Bahia (MAB): Entre os dias 29 de maio e 10 de julho, o museu estará fechado para visitação devido às obras de requalificação em suas instalações. Após a conclusão dos trabalhos e a reabertura, o MAB vai acolher o Museu Udo Knoff em suas dependências, proporcionando aos visitantes uma experiência enriquecida e renovada.

Endereço: Av. Sete de Setembro, 2340 – Corredor da Vitória. Salvador – BA
Funcionamento: Terça a Domingo, das 10h às 18h

Museu Udo Knoff: O espaço museal Udo Knoff, localizado no Pelourinho, se encontra fechado. Todo acervo será transferido para o Museu de Arte da Bahia, localizado no Corredor da Vitória, que no momento passa por uma requalificação em suas estruturas.

Endereço: Rua Frei Vicente, 3 – Pelourinho. Salvador – BA
Funcionamento: Terça a Domingo, das 10h às 18h

FOTO: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.