terça, 18 de junho de 2024
Euro 5.8351 Dólar 5.4427

DEBATE SOBRE AQUÍFERO AQUECE A ABERTURA DO BAHIA FARM SHOW

Hugo Leite - 10/06/2024 18:20

Na abertura da 18ª edição do Bahia Farm Show, que ocorreu somente para imprensa, autoridades e convidados, nesta segunda-feira (10), o assunto central foi sustentabilidade, através do uso da água, inclusive para a produção de alimentos.

Já nesta terça-feira (11), quando o evento será aberto ao público, o debate será acerca do estudo potencial que vem sendo desenvolvido com o uso e monitoramento do Aquífero Urucuia para melhor gestão das águas.

O Aquífero compreende um manancial hídrico subterrâneo com terreno maior no Oeste da Bahia, entretanto alcança ainda os estados de Goiás, Minas Gerais, Maranhão, Tocantins e Piauí.

Os estudos do Aquífero Urucuia são feitos com medições e monitoramento em tempo real. “Os estudos científicos da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), analisaram que o aquífero tem capacidade estimada de 800 mil hectares. Temos as águas superficiais e águas profundas. Destas águas profundas não estamos tirando nem 5 % do potencial do aquífero”, diz o presidente da Aiba, Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia, e da Bahia Farm, Odacil Ranzi.

“Nesse andar da carruagem o oeste da Bahia é uma região de muito progresso. Um crescimento acima de 10% ao ano nos últimos 10 anos. É algo muito extraordinário o que acontece no Oeste da Bahia” afirma Ranzi.

Foto: Divulgação/BFS.

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.