terça, 18 de junho de 2024
Euro 5.8351 Dólar 5.4369

CENTRO DE INTELIGÊNCIA DA FORD EM CAMAÇARI ESTÁ DESENVOLVENDO MOTORES PARA CARROS DA EMPRESA NO MUNDO

Redação - 10/06/2024 19:30 - Atualizado 10/06/2024

Em 2021, a Ford fechou sua fábrica em Camaçari, mas manteve em funcionamento na Bahia um de seus mais importantes centros de pesquisa e desenvolvimento no mundo. E o centro está crescendo e se posicionando como uma dos mais importantes da Ford.

Em 2021, quando a Ford fechou as fábricas, eram 700 os engenheiros e pesquisadores contratado, mas hoje o centro conta hoje com 1 600 deles.

A importância do Centro de Pesquisa da Ford em Camaçari é tal que três motores que a marca utiliza em seus carros mundo afora foram desenvolvidos aqui na Bahia. A área de software também é cada vez mais forte: quase metade de tudo o que é pensado em termos de painéis e tecnologias de sistemas é concebida no centro baiano da empresa.

Em reportagem da Revista Veja, Alex Machado, diretor de Desenvolvimento de Produtos da montadora na América do Sul afirmou:   “Queremos ser a primeira opção de desenvolvimento de tecnologias da Ford no mundo”.

A Ford continua vendendo carros no Brasil, mas agora eles são importados da Argentina e Uruguai, só que a tecnologia continua sendo produzida aqui, em Camaçari.

Além do núcleo de pesquisas, a empresa mantém em Tatuí, no interior de São Paulo, um centro de provas, que vaia receber testes de carros autônomos, que serão vendidos em vários mercados. “A Ford virou uma grande importadora com área de inteligência”, diz o consultor independente Milad Neto. (RV)

Imagem: Divulgação/Ford

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.