Cerveja de mandioca com linguiça toscana artesanal, cachaça de Piripá com pão de queijo produzido em Várzea Nova, café de Barra do Choça com cuscuz de milho não-transgênico de Irecê. Essas e outras combinações saborosas estão presentes na praça gastronômica e no espaço de bebidas da agricultura familiar na 53ª Exposição Agropecuária Nacional de Vitória da Conquista, a ExpoConquista 2024, que segue até este domingo (09/06), no Parque de Exposições do município.
São bebidas e alimentos, com o sabor e a valorização da agricultura familiar, disponíveis para todos os visitantes que comparecerem à ExpoConquista neste fim de semana, seja na hora do almoço, do happy hour e até do jantar.
O representante comercial da Cooperativa Mista dos Produtores de Mandioca e Derivados da Região do Rio Gavião e Serra Geral (Cooperman), Manoel Pereira, ressaltou a oportunidade de divulgar a cerveja de mandioca na Exposição. “Está sendo muito importante divulgar a cerveja Raiz Mãe aqui, na ExpoConquista, porque somos daqui da região, de Condeúba. A Raiz Mãe é uma cerveja suave, que possui 22% da sua composição de fécula produzida pela agricultura familiar”, informou.
Os produtos estão agradando o público presente. O mestre cervejeiro Francimar Júnior provou e aprovou o chope de caju, da Cooperativa dos Cajucultores Familiares do Nordeste da Bahia (Cooperacaju). “Gostei dessa cerveja, pois a presença do caju é marcante no sabor. Ela é boa para consumir no almoço, pois é perfeita para consumir no calor”.
As bebidas vão acompanhar bem com petiscos como a linguiça Tradição, produzida em Barra do Choça pelo empreendedor individual, Alex Rocha. “Convidamos a todos para curtir aquele momento de conversar com os amigos saboreando os produtos da agricultura familiar aqui na ExpoConquista. Então, é a cerveja com a linguiça, tem os derivados do umbu, tem os iogurtes, tudo o que o Governo do Estado tem nos proporcionado de apoio e que hoje está sendo destinado ao público”, enfatizou.
Fotos: Rafael Barreto