sábado, 22 de junho de 2024
Euro 5.8473 Dólar 5.4623

42% DA ÁGUA PRODUZIDA NA BAHIA NÃO CHEGA À POPULAÇÃO

João Paulo - 06/06/2024 07:19

Segundo dados de um estudo feito pelo Instituto Trata Brasil, em parceria com a consultoria GO Associados, 42 % da quantidade de água produzida na Bahia não chega ao consumidor final. O motivo seria os constantes casos de desperdício que acontecem. Só na Bahia, 42,4% de toda a água tratada é perdida antes de chegar às torneiras dos baianos.

O volume corresponde a 231,4 milhões de m³ de água desperdiçada. Quantidade suficiente para encher mais de 2 mil Diques do Tororó. Jonatas Sodré, engenheiro sanitarista e integrante do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA), explica como as perdas se dão na rede de distribuição.

“As perdas reais são físicas. Elas acontecem pela falta de medição, vazamentos e perdas no tratamento. A maioria das estações de tratamento de água do Brasil são antigas e se perde muita água nos processos realizados nas companhias”, diz em entrevista ao Jornal Correio. Para o especialista é preciso que as redes sejam modernizadas para mitigar o desperdício.

Crédito: Raquel Brito/CORREIO

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.