segunda, 25 de novembro de 2024
Euro 6.1387 Dólar 5.8319

CANTEIROS DE OBRA DA BAHIA GANHAM REFORÇO NA SEGURANÇA COM NOVA FORÇA-TAREFA

Matheus Souza - 04/06/2024 18:10

Dados do Ministério Público do Trabalho (MPT) alertam que mais de 450 profissionais da construção civil morrem a cada ano no Brasil. Esse risco é duas vezes maior do que em outros segmentos do mercado de trabalho.

Para aumentar a segurança dos trabalhadores e da sociedade, o Confea e os Crea´s vão promover a Força-Tarefa Nacional de Fiscalização entre os dias 17 e 19 de junho, na Bahia. A iniciativa está alinhada com a nova proposta do Sistema Confea/Crea em adotar medidas práticas na hora de fazer entregas à população brasileira.

A proposta da Força-Tarefa Nacional de Fiscalização é padronizar procedimentos e conferir mais assertividade aos serviços prestados à população. Para isso, em cada ação a expertise de alguns Crea´s na verificação de determinadas áreas será compartilhada com os Regionais que possuem menos prática nesses mesmos setores.

Outro objetivo da força-tarefa nacional é assegurar que empreendimentos de alto risco cumpram normas técnicas e padrões de segurança, como explica o presidente do Crea-BA, engenheiro agrimensor Joseval Carqueija.

O trabalho dos fiscais dos Creas vai ganhar reforço de agentes do Ministério Público do Trabalho. “Enquanto o Sistema Confea/Crea irá verificar se as obras e serviços têm profissionais de engenharia responsáveis pela emissão de projetos, o Ministério Público do Trabalho irá conferir o cumprimento das exigências da NR-35 e, em caso de descumprimento de regras, o MPT poderá paralisar os trabalhos”, explica a coordenadora de Fiscalização do Crea-BA, engenheira mecânica Michele Costa.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.