domingo, 30 de junho de 2024
Euro 5.8917 Dólar 5.5988

PREFEITURA INAUGURA NOVO LABORATÓRIO CENTRAL DE SALVADOR

Victoria Isabel - 03/06/2024 13:00 - Atualizado 03/06/2024

Nesta segunda-feira (3), a Prefeitura inaugurou o novo Laboratório Central de Salvador (Lacs), localizado na Rua Visconde de Itaborahy, em Amaralina. Este novo espaço ampliará em 15% a capacidade de realização de exames de coleta no município. Em homenagem ao médico e cientista Elsimar Coutinho, falecido em 2020, o laboratório foi nomeado em sua honra e também irá fortalecer a área de Vigilância Epidemiológica para investigação de agravos que afetam a população, como surtos e epidemias.

Com um investimento total de R$3,5 milhões, o prédio foi inaugurado pelo prefeito Bruno Reis e pela vice-prefeita e secretária municipal da Saúde (SMS), Ana Paula Matos.

Anteriormente, o Lacs funcionava no prédio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Dvis), na Avenida Vasco da Gama. As amostras dos pacientes atendidos nos 75 postos de coleta distribuídos pelos 12 distritos sanitários da cidade agora serão encaminhadas ao novo laboratório, onde serão realizados os exames. Atualmente, são recebidas amostras de cerca de 1.150 pacientes por dia, em média, resultando em aproximadamente 300 mil exames por mês. Com a nova estrutura, estima-se que esse número aumente para cerca de 345 mil exames mensais.

A inauguração do novo Laboratório Central de Salvador possibilitará a implantação da área técnica de biologia molecular, ampliando a realização de exames no setor de microbiologia, além da implantação de novos exames laboratoriais como teste oral de tolerância à glicose, RT-PCR para arboviroses, teste de intolerância à lactose, culturas de secreções diversas com antibiogramas, entre outros.

O Lacs atua nas áreas de hematologia, microbiologia, bioquímica, uroanálise, dosagens hormonais, imunologia e parasitologia, e conta com um sistema de gerenciamento de dados laboratoriais, que inclui o interfaceamento com os equipamentos analisadores e a emissão dos laudos de exames. Os laudos são liberados pelos bioquímicos por assinatura digital, e podem ser acessados pelos pacientes através da internet.

O novo prédio do laboratório tem subsolo (com sala de coleta, esterilização, almoxarifado), térreo (bioquímica, uroanálise, imunologia, hematologia e microbiologia) e primeiro andar (eletroforese, parasitologia, coordenação, apoio técnico e operacional).

Fotos: Valter Pontes / Secom PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.