O PlayStation Portal é o novo acessório da Sony focado em transmitir jogos de PlayStation 5 (PS5) via Remote Play e chega ao Brasil no dia 28 de junho. Conhecido anteriormente como Project Q Lite, o acessório se trata do primeiro portátil da empresa desde o PS Vita, sucessor do clássico PSP, ao mesmo tempo em que apresenta um visual que remete ao controle DualSense. A seguir, confira um guia com todos os detalhes que você precisa saber sobre o PS Portal, incluindo preço no Brasil, jogos e data de lançamento.
O PlayStation Portal não é um console propriamente dito, mas sim um reprodutor remoto que permite jogar os jogos do PS5 à distância. Por isso, descarta a necessidade de uma TV ou monitor, desde que ambos estejam conectados à mesma rede Wi-Fi (de pelo menos 5 Mbps). Em outras palavras, para usar o Portal, você deve ter um PS5, uma vez que o videogame é necessário para renderizar e transmitir os games via Internet para a tela do modelo portátil. E em contrapartida, os comandos que você faz são enviados de volta ao console. É diferente do Nintendo Switch e Steam Deck, por exemplo, que rodam os games em seus próprios hardwares e, portanto, podem ser levados a qualquer lugar.
O PlayStation Portal será lançado no Brasil em 28 de junho, com preço sugerido de R$ 1.499,90, de acordo com a Sony. Contudo, você já pode encontrá-lo por menos na pré-venda, com valores a partir de R$ 1.394,90 na Amazon.
Como o PlayStation Portal espelha o PS5, então praticamente qualquer jogo instalado no console pode ser jogado no dispositivo. As exceções são os títulos que requerem o PS VR2 (o headset de realidade virtual da PlayStation). Também vale destacar que games single-player ou de mundo aberto costumam se adaptar melhor ao portátil por geralmente terem ritmo mais lento e serem melhor traduzidos para telas menores.
Como o PS Portal depende de uma conexão à Internet para transmitir os jogos do PS5, é natural que seu desempenho em jogos multiplayer online seja questionado. Fato é que sua experiência pode variar com base na velocidade. Recomenda-se pelo menos 15 Mbps de velocidade e estabilidade da sua conexão com a Internet para usar o portátil. Se você joga competitivamente, depender de um dispositivo de streaming não é uma boa ideia. Também é importante lembrar que você não poderá desfrutar da maioria dos jogos multiplayer sem uma assinatura ativa da PS Plus.
Como qualquer acessório portátil, o PlayStation Portal apresenta algumas limitações. No entanto, ainda atende bem às necessidades da maioria dos usuários que não se importam em jogar em uma tela menor. O PS Portal possui uma tela LCD de oito polegadas, com resolução máxima de 1080p (Full HD) a 60 quadros por segundo. Assim, jogos em 4K serão redimensionados para a resolução nativa da tela. No mais, o dispositivo conta com sensores hápticos para maior responsividade, bem como controles de volume e energia. O recurso PlayStation Link permite conectar fones de ouvido Bluetooth, como o Pulse Elite e o Pulse Explore.
Foto: Divulgação/PlayStation