segunda, 25 de novembro de 2024
Euro 6.0976 Dólar 5.8319

BAHIA É SEGUNDO ESTADO BRASILEIRO COM MAIS EMISSÃO DE CERTIDÕES EM MAIO

LUIZA SANTOS - 03/06/2024 18:55

Mais de 9.900 segundas vias de certidões solicitadas e 4.772 documentações emitidas. Os dados, contabilizados pela Associação dos Registradores Civis de Pessoas Naturais do Estado da Bahia (Arpen/BA), refletem o desempenho do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) no “Registre-se”. A Semana Nacional do Registro Civil, ocorrida no período de 13 a 17 de maio, no âmbito do Judiciário baiano, resultou na colocação da Bahia como o segundo estado brasileiro que mais emitiu certidões.

Criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o mutirão – destinado a combater o sub-registro e ampliar o acesso à documentação básica por pessoas vulneráveis – possibilitou a emissão gratuita das segundas vias das certidões de nascimento e casamento. Nesta segunda edição, o foco voltou-se para a população indígena, assim como para aquelas em cumprimento de medidas de segurança, em situação manicomial, carcerária, egressos do cárcere.

Ao avaliar o desempenho da Bahia no mutirão do CNJ, a Corregedora das Comarcas do Interior (CCI) do TJBA, Desembargadora Pilar Célia Tobio de Claro, comentou o feito. “Atribuo esse resultado à união de todos”, disse ela mencionando, entre outros, o empenho dos registradores, dos juízes e dos servidores.

A atuação do Tribunal baiano pela CCI abrangeu mais de 150 comarcas de entrância inicial e intermediária. Ao rememorar a
abertura do Registre-se no dia 13/05, em Santiago do Iguape, Município de Cachoeira, a Corregedora Pilar fez questão de externar a emoção sentida. “Foi quando vi o indígena realizar o sonho de ter a etnia registrada na certidão de nascimento dele”, frisou. No primeiro dia, 984 solicitações foram recebidas.

Foto: Semana Nacional do Registro Civil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.