A MRV Arena, em Belo Horizonte, será o palco de um duelo direto pelas primeiras colocações do Brasileirão. Neste domingo (2), Bahia e Atlético-MG se enfrentam às 16h, na luta por afirmação na parte de cima da tabela. Mais do que isso, será o encontro de dois dos melhores ataques da competição.
Até aqui, tricolores e alvinegros não têm do que se queixar quando o assunto é a eficiência ofensiva. Junto com o Athletico-PR, as duas equipes ocupam a terceira colocação entre os times mais goleadores da Série A, todos com nove gols. Eles ficam atrás apenas do Botafogo, que lidera a estatística com 12 bolas na rede, e do São Paulo, com 10.
O Bahia, aliás, marcou gols em todos os seis jogos que disputou no Brasileirão, e tem uma média de 1,5 tento por partida na competição. Este ano, o elenco principal do tricolor, treinado por Rogério Ceni, passou em branco em apenas dois compromissos: na derrota por 1×0 para o River-PI, em fevereiro, pela Copa do Nordeste, e no empate em 0x0 com o CRB, também no torneio regional, que decretou a queda do clube na semifinal.
Levando em consideração todas as competições do ano, o Esquadrão marcou 60 gols em 30 partidas, o que representa uma média de duas bolas nas redes dos adversários por duelo. Consolidado na função de falso 9, o meia Thaciano foi o responsável por 15% dos gols da equipe e ocupa o posto de artilheiro, com nove tentos em 27 jogos.
O Atlético-MG também não fica por baixo. Considerando a média de gols na Série A, o Galo possui aproveitamento melhor do que o tricolor, já que precisou de cinco embates para vazar os rivais nove vezes (média de 1,8 gol por confronto).
No retrospecto geral, no entanto, o time mineiro está distante: marcou 47 gols em 25 partidas (média de 1,88), entre estadual, Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores. A equipe vem de goleada por 4×0 sobre o Caracas, no meio da semana, pelo torneio continental.
O último encontro entre Bahia e Atlético-MG foi recheado de gols e terminou com final feliz para o Esquadrão. Pela última rodada da Série A do ano passado, Cauly, Juba, Thaciano e Ademir balançaram as redes no triunfo por 4×1 na Fonte Nova. Paulinho descontou para o Galo. O resultado garantiu a permanência tricolor na primeira divisão.
Crédito: Tiago Caldas/EC Bahia