domingo, 24 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

ESTADO INVESTE R$ 132 MILHÕES NO SÃO JOÃO DO INTERIOR

João Paulo - 29/05/2024 09:00

As celebrações do São João são um dos momentos mais aguardados pela maioria dos baianos, que têm no interior do estado as mais diversas e tradicionais opções para curtir os festejos juninos e para os mais variados gostos. Assim que acaba o Carnaval, começam a acontecer as festas de forró, ritmo que predomina nas rádios, e os moradores da capital baiana já iniciam o planejamento da viagem para curtir a festa no seu município preferido.

É o que conta a diretora de vendas Aniely Neri. “Eu gosto das duas festas, mas quando acaba o Carnaval eu já estou dançando forró. É a oportunidade que a gente tem de sair de Salvador, de ir para o interior que vive muito o São João, que tem aquele chameguinho do forró, o licor, o friozinho, tudo muito gostoso. Já estou me imaginando forrozeando aconchegada”, comentou a baiana que está com tudo preparado para curtir o São João do Capão, na Chapada Diamantina.

De acordo com a Secretaria de Turismo da Bahia, os festejos juninos preservam as tradições nordestinas e abrangem praticamente todo o território baiano, o que é um diferencial em relação aos outros estados do Nordeste, e a tendência é que o fluxo turístico e a receita superem a do ano passado.

Eles informaram que os destinos mais procurados são Amargosa, Cruz das Almas, Senhor do Bonfim, Santo Antônio de Jesus, Cachoeira, Conceição do Jacuípe, Euclides da Cunha, Ibicuí, Irecê, Mucugê, Piritiba, São Sebastião do Passé, Itaberaba e Mata de São João. O governo investe nas áreas de infraestrutura, segurança, saúde, comunicação, promoção e contratação de atrações nos 416 municípios do interior que promovem a festa, além de realizar o São João da capital baiana. Segundo o secretário Maurício Bacelar, o apoio às manifestações típicas do período contribui para o incremento do fluxo turístico e o aquecimento da economia de cada município. “O São João é a maior manifestação cultural do povo nordestino e é na Bahia que ele tem a sua maior expressão. É uma festa do povo e para o povo, e é tão importante que o governo a está promovendo nos maiores destinos emissores de turistas do país”, comentou o secretário.

Para o presidente da União dos Prefeitos da Bahia (UPB), o prefeito Quinho, de Belo Campo, o São João é uma festa tipicamente interiorana de fundamental relevância para o estado, porque gera um aumento econômico ímpar para os municípios, principalmente dos pequenos produtores rurais, da agricultura familiar, dos ambulantes e dos comerciantes, que vendem os produtos típicos exclusivamente nos festejos juninos. “O interior, sem dúvida nenhuma, depende desta festa”, afirmou.

Foto: Divulgação | PMI

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.