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BAHIA APRESENTA PROJETO PARA ELIMINAR USO DE PAPEL NAS PREFEITURAS E FACILITAR SERVIÇOS DIGITAIS

Victoria Isabel - 29/05/2024 10:02

Representantes de 13 consórcios públicos de várias regiões da Bahia conheceram uma iniciativa que promete ajudar as prefeituras a eliminar o uso de papel em suas rotinas administrativas e facilitar a oferta de serviços públicos digitais à população. Realizado pela Secretaria da Administração do Estado (Saeb) em parceria com o Ministério da Gestão e Inovação (MGI), o projeto de municipalização da transformação digital foi apresentado ao grupo na terça-feira (28.05) durante um encontro da Federação de Consórcios Públicos do Estado da Bahia (FECBahia) na Sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Na ocasião, o Consórcio Portal do Sertão, que reúne 17 municípios, anunciou sua adesão à iniciativa. “Assim como nossos consórcios se tornaram referência, a Bahia se transformou em referência nacional na implantação de projetos de transformação digital, que agora queremos disponibilizar para as administrações públicas municipais”, afirmou o secretário de Administração do Estado, Edelvino Góes. Ele destacou as vantagens das duas soluções oferecidas aos municípios: o software de tramitação eletrônica SEI Bahia e a plataforma de serviços públicos digitais ba.gov.br.

Adotado desde 2017 pelo Poder Executivo Estadual, o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é um software para tramitação eletrônica de processos e documentos administrativos, eliminando o uso de papel nas administrações públicas. Com uma implantação considerada referência nacional, o governo baiano economizou mais de R$ 203 milhões ao eliminar gastos com papel e insumos, além de ganhos em agilidade e transparência. Com o projeto SEI Bahia Municípios, o conhecimento e a expertise do Estado serão disponibilizados para as prefeituras. A cooperação com o Ministério da Gestão e Inovação permitirá ao governo estadual gerir as cessões de uso do sistema e a transferência de códigos fontes para os municípios.

Além disso, o projeto de municipalização da plataforma ba.gov.br visa permitir que as prefeituras ofereçam seus serviços à população através dessa plataforma eletrônica. Com mais de cinco milhões de usuários cadastrados, a ba.gov.br oferece acesso a 621 tipos de serviços públicos por meio de canais web (https://www.ba.gov.br), mobile (iOS e Android) e WhatsApp.

Foto:Ascom Saeb

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