Uma nova marca chinesa de automóveis elétricos está chegando ao Brasil e pretende construir uma fábrica no Brasil.
Trata-se da Neta Auto, startup de veículos eletrificados, que anunciou nesta terça-feira (28) que vai lançar seus três primeiros modelos no mercado no 2º semestre deste ano. Um deles é o Neta GT (foto), um esportivo elétrico com tração integral e aceleração de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos. Além dele, a marca planeja SUVs híbridos, como o Neta L.
De acordo com os executivos da Neta Auto, a construção de uma fábrica no Brasil está em estudo de implantação e a empresa busca possíveis locais para a construção. Caso encontrem fábricas prontas, a conclusão do trabalho será ainda mais rápida – a exemplo de BYD e GWM, que aproveitaram as estruturas das antigas plantas de Ford e Mercedes-Benz, respectivamente. A Bahia não tem fábrica de automóveis desocupadas, mas possui terrenos e infraestrutura disponível para a montagem de um outro parque automobilístico.
A empresa negocia e organiza a construção da sua rede de concessionários no País e as primeiras lojas serão nas regiões Sudeste e Centro-oeste, mas, conforme Henrique Sampaio, há interessados no Nordeste e em outras regiões. Na China, o posicionamento de preços é o mesmo de BYD e GWM.
A Neta Auto também planeja lançar no Brasil o compacto Aya, que chega ainda este ano para concorrer com o BYD Dolphin Mini e outros modelos com preços próximos de R$ 120 mil, como o JAC e-JS1. Na China, a versão topo de linha do Neta Aya custa 88.800 yuans, o equivalente a R$ 63.300 na conversão direta. Em 2025 a aposta será a vez do Neta L, um novo SUV com tamanho de Toyota Corolla
A Neta Auto nasceu há 10 anos, começou a produzir carros em 2018 e já atua em 29 países. A Tailândia é atualmente o seu maior mercado fora da China. Com informações do Jornal do Carro.
Foto interna do SUV da Neta.
Fotos: Tião Oliveira/Estadão