segunda, 17 de junho de 2024
Euro 5.7928 Dólar 5.4121

PONTE SALVADOR-ITAPARICA: SPU AUTORIZA AVANÇO EM ESTUDOS TÉCNICOS PARA PERFURAÇÕES DE SONDAGEM NA BAÍA DE TODOS-OS-SANTOS

João Paulo - 27/05/2024 09:00

A Superintendência do Patrimônio da União (SPU) autorizou que o Consórcio Sondagem Ponte Salvador-Itaparica , execute os serviços técnicos especializados em Investigação Geológico-Geotécnica através de cerca de 102 perfurações de sondagem mista em trechos offshore e onshore, a serem realizados no alinhamento da futura Ponte Salvador – Itaparica.

De acordo com a autorização assinada pelo chefe da SPU na Bahia, Otávio Alexandre Freire Da Silva e publicada no Diário Oficial da União, a área onde será prestado o serviço corresponde a 5.945.301,61 m², e está localizada na Baía de Todos-os-Santos, entre Salvador e Vera Cruz. No dia 22 de março, foi iniciada a perfuração na beira do mar com o uso de plataforma, no município de Vera Cruz. As perfuratrizes (máquinas que realizam perfurações em solo ou rochas com o objetivo de produzir um furo ou poço, de uma certa profundidade) estão retirando fragmentos do solo no local onde serão instalados pilares da Ponte. Em seguida, os materiais serão analisados por laboratórios especializados, responsáveis por oferecer relatórios detalhados com informações sobre o solo da área.

No último dia 17, o corpo técnico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) recebeu o presidente da Concessionária Ponte Salvador-Itaparica, Cláudio Villas Boas, para discutir o Plano de Desenvolvimento Econômico em torno da área impactada pelo sistema viário. O secretário da pasta, Angelo Almeida, recebeu com alegria a notícia de que a empresa de Engenharia Portuária, Subaquática e Offshore, Belov, é umas das empresas que está atuando no processo da sondagem, fornecendo balsas e montando os equipamentos chineses em seu estaleiro no Porto de Aratu. De acordo com a concessionária, o investimento do serviço, que vai coletar amostra do solo marítimo, é de R$ 160 milhões.

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.