quinta, 21 de novembro de 2024
Euro 6.135 Dólar 5.833

HADDAD DIZ QUE DEBATE SOBRE TAXAÇÃO DE COMPRAS INTERNACIONAIS ESTÁ ‘POLARIZADO’

Victoria Isabel - 27/05/2024 13:56

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira (27), que o debate em torno da taxação de compras internacionais está “polarizado”. Segundo Haddad, o assunto deve ser discutido com o Congresso Nacional, onde tramita o projeto de lei que pode impor a volta do Imposto de Importação para compras de até US$ 50 por pessoas físicas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse na semana passada que a “tendência” é vetar o projeto que seria votado pela Câmara dos Deputados na última quarta-feira, mas foi adiado após um pedido do governo. Questionado sobre a possibilidade do veto, Haddad disse nesta segunda-feira que o mais importante é que o debate sobre o tema esteja acontecendo.

“Isso não pode ser responsabilidade de uma pessoa. É um assunto que está polarizado, e o que nos importa é que o debate técnico se estabeleça, para saber o que é melhor para o país. Mas isso é um assunto que vai acabar sendo discutido por mais do que um ator, para chegar a um denominador comum.” disse o ministro a jornalistas no Ministério da Fazenda.

“Então hoje pelo menos você tem um debate estabelecido no Congresso Nacional. O Supremo Tribunal Federal também, as confederações estão mobilizadas. É importante saber o que está acontecendo, a repercussão para a economia, para tomar a melhor decisão.”

O projeto de lei que tramita na Câmara prevê o fim da isenção de US$ 50 para pessoas físicas, incluindo sites estrangeiros como os asiáticos Shein e Shopee.

(CNN)
Foto: Diogo Zacarias/MF/Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.