Em Irecê, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou na manhã desta sexta-feira, 24, as ações planejadas para o estado. Hoje, ele participa da cerimônia de lançamento da pedra fundamental da nova unidade de mineração da empresa Galvani e inaugura as obras de modernização do Colégio Estadual de Tempo Integral Professor, de acordo com informações do portal A Tarde.
Em uma entrevista transmitida pelo seu canal oficial no YouTube, o governador detalhou que irá assinar quatro novos acordos ainda hoje.“Essas tantas viagens que a gente faz ou para o exterior, para Brasília ou São Paulo, em busca de atração de investimentos, é nisso que dá. Hoje aqui é consequência disso, essa empresa hoje é a Galvani, claro que ela tem todo um interesse, um investimento comercial, mas nos preparamos para isso”, disse.
Durante a entrevista, Jerônimo adiantou que vai oficializar nesta sexta, junto ao presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Henrique Carballal, e os dirigentes da Galvani, um acordo de operação de funcionamento.
Segundo o petista, também será firmado uma autorização para a Bahiagás, “deslanchar o processo de ampliação de rede de chegada em Irecê”, com possibilidade de expansão para outras regiões. “Vamos investir muito para que nos possamos chegar mais perto com o gás.”
Além disso, o governador anunciou que a CBPM e a Companhia De Desenvolvimento e Ação Regional (Car) firmarão um acordo, também com a empresa de mineração, para reaproveitar os resíduos da Galvani. “Uma quantidade dela será cedida para que a Car possa, juntamente com um grupo de cooperativas, tratar esse resíduo e assim garantir fertilizante natural para que a agricultura familiar possa ter acesso também.”
Jerônimo citou ainda, a assinatura da autorização que será cedida para a Secretaria de Trabalho, Emprego , Renda e Esporte (Setre) para a capacitação da mão de obra. “Nós já estamos visualizando que quando a empresa estiver toda montada funcionando, nós vamos garantir a oferta da mão de obra, em parceria Governo do Estado, prefeitura, CBPM e a Setre, para que a gente possa reforçar e capacitar a mão de obra.”
Foto: Reprodução/Youtube