Segundo dados da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (BRAZTOA), 2023 foi um ano marcado por avanços nas viagens nacionais. De acordo com o Ministério do Turismo, o faturamento dos embarques dentro do país atingiu R$ 11,55 bilhões, o que representa alta de 122% em comparação com os números do ano anterior. Neste cenário, a Bahia se destaca.
No Brasil, a região Nordeste continua sendo a principal receptora de turistas. Entre as cidades brasileiras, São Paulo (SP) lidera, seguida por Maceió (AL) e Porto Seguro (BA) empatadas na segunda posição, com Porto de Galinhas (PE) e Recife (PE) ocupando conjuntamente o terceiro lugar.
Jean Paul Gonze, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens da Bahia (ABAV), observa que após a pandemia, as empresas se adaptaram ao novo cenário, implementando novas estratégias para atrair turistas. Ele destaca que o Nordeste é um dos destinos nacionais mais procurados devido ao seu litoral, história e culinária.
O presidente da ABAV destaca a atuação da Secretaria de Turismo da Bahia, visitando zonas produtoras de turistas para o estado, e da prefeitura de Salvador, que tem participado de quase todos os eventos especializados em vender o destino. “Então, eu acho que esse conjunto de agências operadoras, prefeitura e governo de estado tem funcionado bem para poder alavancar o turismo na nossa região. Aqui na Bahia, o turismo nacional tem crescido muito e também o internacional está começando a desenvolver, graças a esse bom trabalho”, completa.
(Tribuna da Bahia)
Foto: Divulgação