sexta, 04 de abril de 2025
Euro 6.40205 Dólar 5.8539

MERCOSUL AUMENTOU O PREÇO DO ARROZ EM ATÉ 30% APÓS BRASIL ANUNCIAR LEILÃO PARA COMPRAR O CEREAL, DIZ MINISTRO DA AGRICULTURA

Victoria Isabel - 21/05/2024 10:37

Na segunda-feira (20), o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, falou ao G1, sobre o adiamento do leilão de 104 mil toneladas de arroz, inicialmente marcado para esta terça-feira (21). Segundo Carlos, o leilão foi suspenso depois de o Mercosul elevar em até 30% o preço do cereal, pouco depois de o governo federal zerar o imposto de importação do arroz para países de fora do Mercosul.

A intenção do ministério era comprar toneladas do cereal dos vizinhos que pertencem ao bloco, para aumentar a oferta no mercado interno e evitar altas de preços ao consumidor após a tragédia no Rio Grande do Sul, estado responsável por 70% da produção nacional do grão

“Nós demos uma demonstração ao Mercosul de que, se for querer especular, nós buscamos de outro lugar”, disse

“Nós íamos comprar 100 mil toneladas, mas, pelos preços que eles [países do Mercosul] estavam anunciando, nós íamos comprar só 70 mil”, afirmou Fávaro.

“Certamente, eles vão voltar para a realidade porque não é justo”, acrescentou o ministro.

Fávaro contou que, após saber da especulação de preços no Mercosul, fez uma reunião de emergência, na quinta-feira (16), com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e com o ministro da Casa Civil, Rui Costa.

“A decisão foi do presidente”, disse Fávaro, ao se referir à suspensão do leilão e à isenção do imposto de importação do arroz.

Antonio Araujo/Mapa

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.