sábado, 07 de dezembro de 2024
Euro 6.4392 Dólar 6.0952

EVENTOS EM DIVERSAS ÁREAS CONTRIBUEM PARA FLUXO TURÍSTICO NA BAHIA

LUIZA SANTOS - 20/05/2024 18:58

O último fim de semana foi movimentado na zona turística Baía de Todos-os-Santos, com eventos dos segmentos cultural, científico e religioso, que tiveram o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA). Eles contribuíram para o incremento da ocupação hoteleira nos destinos, que enfrentam a baixa temporada.

Em Salvador, a Arena Fonte Nova sediou o 1º Festival Nacional de Artesanato na Bahia (Fenaba), reunindo 260 artesãos baianos e de outros estados. A programação incluiu exposição de obras, painéis, oficinas, gastronomia e shows de Mariene de Castro, Paulinho da Viola e Jau.

“O Fenaba foi uma grande promoção do destino Bahia e fez crescer a ocupação nos hotéis da capital. O artesanato tem um significado muito importante, por representar a expressão cultural de um povo, que transmite através da arte o seu modo de viver, a sua maneira de enxergar o mundo. A riqueza e a diversidade do artesanato baiano atraem turistas”, pontuou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.

“Gostaria de parabenizar os realizadores, porque, com esse festival, meu trabalho foi valorizado e eu fiquei mais conhecido”, comemorou o ceramista Rosalvo Santana, de Maragogipinho, distrito de Aratuípe, no Recôncavo baiano, considerado o maior polo cerâmico da América Latina. O Fenaba foi realizado pelo Governo da Bahia, por meio das secretarias do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e Setur-BA.

Ainda na capital, no Centro de Convenções da Boca do Rio, mais de mil médicos participaram do 36º Congresso de Cardiologia da Bahia. Profissionais brasileiros e dos Estados Unidos, Portugal e Honduras cumpriram agenda científica e aproveitaram para fazer turismo pela cidade.

Já o município de Nazaré, no Recôncavo, sediou a primeira edição do Movimento Cultural Gospel. O evento reuniu centenas de evangélicos na Praça dos Caxixis, com momentos de oração e cânticos de louvor.

Outras zonas turísticas tiveram, também, movimento de visitantes no fim de semana. Na Costa dos Coqueiros, Mata de São João recebeu a 5ª Festa Literária Internacional de Praia do Forte (FliPF), com rodas de conversa, contação de histórias e lançamento de livros, em vários pontos da localidade. O evento teve o incentivo da pasta estadual do Turismo, com a participação de escritores da Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Roraima, Paraná, Pernambuco, além de autores de Angola, Portugal e Chile.

Foto: Divulgação/Flip

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.