terça, 18 de junho de 2024
Euro 5.8351 Dólar 5.4427

BAHIAGÁS TEM TARIFA DE GÁS NATURAL ENTRE AS MAIS COMPETITIVAS DO BRASIL

João Paulo - 20/05/2024 13:20 - Atualizado 21/05/2024

A Companhia de Gás da Bahia – Bahiagás tem se destacado como uma referência no setor energético brasileiro, não apenas pela qualidade de seus serviços, mas também por oferecer tarifas de gás natural entre as mais competitivas do país. Essa competitividade é resultado dos esforços da Companhia em buscar melhores condições mercadológicas, principalmente por meio da diversificação de seus supridores.

Segundo recente estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), a Bahiagás é a concessionária com a tarifa de gás natural mais baixa no segmento da Indústria, em comparação com outras distribuidoras de gás no Brasil. A calculadora de tarifas desenvolvida pela Firjan coloca a Bahiagás como referência na dinâmica de preços do gás natural entre as 19 distribuidoras estaduais.

Para compor sua tarifa de gás natural, a Bahiagás considera, de acordo com as regras do Contrato de Concessão, o preço de compra do gás, os encargos sobre a venda e a margem de distribuição da Companhia. Atualmente, 70,7% dessa tarifa média é atribuída ao preço do gás natural adquirido pela Bahiagás de seus supridores e repassado ao mercado. Os encargos estadual e federal sobre a venda representam 20,1%, enquanto a margem de distribuição corresponde a 9,2%, sendo esta última a variável de menor impacto.

Nesse contexto, a Bahiagás apresentou uma proposta à Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (AGERBA) com Margem Bruta média de R$/m³ 0,4075 para o mercado cativo em 2024, representando um incremento de 26,95% em relação à margem homologada anteriormente pela AGERBA, de R$/m³ 0,3210. A proposta original, apresentada na Consulta Pública 003/2024, traz um ajuste para sua margem em 2024, que resultaria em um aumento de apenas 3,71% na tarifa média de distribuição de gás natural. No dia 06/05, a Agência encerrou o prazo para recebimento de contribuições para a Consulta Pública referente ao reajuste anual da margem Regulatória da Companhia.

Chamadas Públicas – Em um esforço contínuo para garantir a diversificação de supridores, no dia 07/05, a Bahiagás lançou a Chamada Pública 2024 para a aquisição de gás natural a partir de 01/01/2025. Esse processo proporciona uma oportunidade para novos supridores ingressarem no mercado, fortalecendo ainda mais a cadeia de abastecimento de gás natural no estado. O período para apresentação de propostas comerciais vai de 07/06 a 07/07 deste ano.

Com a Chamada Pública de 2021, a Bahiagás passou a contar, a partir de 2022, com nove diferentes supridores de gás natural, diversificando seu portfólio de suprimento. Essa ação contribuiu significativamente para mitigar os riscos associados à dependência de um único supridor.

O empenho da Bahiagás em manter tarifas acessíveis resultou em uma redução significativa de 14% na tarifa média em 2023, tendo essa perspectiva se mantido até o mês de maio de 2024, com uma redução adicional de 5,8%. A Companhia monitora de perto sua capacidade de investimentos e a competitividade de suas tarifas em relação aos energéticos substitutos, bem como em comparação com as tarifas praticadas por outras distribuidoras de gás no Brasil.

Apesar de o preço do gás ser uma variável exógena, o compromisso da Bahiagás com a modicidade tarifária contribui não apenas para a competitividade e sustentabilidade do mercado de gás natural em nível nacional, mas também para o desenvolvimento econômico da Bahia, gerando empregos e promovendo a qualidade de vida da população.

Expansão – Alinhada às diretrizes do Governo do Estado, a Bahiagás vem investindo significativamente na expansão de sua infraestrutura para atender às demandas de setores econômicos anteriormente não beneficiados pelo gás natural. Projetos como o Gás Sudoeste, o maior duto de distribuição em construção no Brasil, demonstram o compromisso da Companhia em interiorizar a oferta de gás natural, impulsionando o desenvolvimento regional e contribuindo para o crescimento econômico do estado. Atualmente, a Bahiagás está presente em 22 municípios, fornecendo gás natural para os setores industrial, automotivo, comercial e residencial.

 

Divulgação/Bahigás

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.