A Bahia registrou cerca de 114 incêndios em edificações comerciais em 2024. Os dados são do Corpo de Bombeiros e, segundo o coordenador da Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA-BA), Elizeu Marcos Silva, a principal causa dos acidentes é o subdimensionamento das cargas elétricas das edificações.
A maioria das edificações são antigas e parte do sistema elétrico, como os cabos e fios, ficam subdimensionados para as cargas de energia atuais, especialmente com equipamentos mais modernos, como ar-condicionado por exemplo.
Por conta disso, se faz necessária uma revisão periódica desses prédios, e que os condôminos sejam orientados a informar sobre as alterações feitas nas residências para que o condomínio comunique à Coelba e, caso seja necessário, altere o local de entrada das cargas no prédio”, explicou.
A falta de manutenção dos sistemas de incêndio é outro motivo apontado por Elizeu. Ele explica que muitos locais não fazem a regularização do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), feito após vistoria do Corpo de Bombeiros, garantindo a segurança dos sistemas de prevenção a incêndios dos estabelecimentos. Os motivos apontados pelo coordenador variam da economia de recursos ao desconhecimento sobre a necessidade de atualizar o laudo.