Uma delegação chinesa da Academia de Pesquisas Macroeconômicas de Shandong visitou a Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA), na tarde desta segunda-feira (20), onde pode conhecer a Autoridade Portuária Federal e as potencialidades dos Portos de Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus. A visita faz parte do inicio da agenda, que marca as celebrações da relação Brasil-China na Bahia.
O grupo composto pela reitora da instituição Zhang Zhongying foi recepcionado pelo diretor presidente da CODEBA, Antonio Gobbo e o diretor geral da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), José Acácio Ferreira.
“Uma oportunidade para fortalecermos e expandirmos o intercâmbio científico e econômico entre os nossos países, e demostramos hoje nossas potencialidades e oportunidades de investimentos, visando o crescimento mútuo das duas nações”, explicou Gobbo.
Em prosseguimento a agenda dos orientais no estado, os representantes da Academia de Pesquisas Macroeconômicas de Shandong participam, na terça-feira (21,) do II Fórum Bahia-China. O evento será realizado no Hotel Deville, em Itapuã. O Fórum marca as celebrações dos 50 anos da relação Brasil-China na Bahia, e é realizado pelo Governo do Estado, por meio da SEI.
A finalidade do evento é fomentar as relações científicas, culturais, institucionais e comerciais entre a China e a Bahia, tal como aconteceu na primeira edição, realizada em maio de 2023. Na oportunidade, haverá o lançamento do livro “China Brasil, 50 Anos de Diplomacia – Novas rotas para um novo tempo”, com a presença do diretor da Agência Brasileira de Imprensa, Comunicação e Eventos – AbraPress, Eduardo Teixeira.
Foto: Divulgação/Codeba