A nova frente fria que se desloca pela região Sul do país deve aumentar as áreas de instabilidade sobre Santa Catarina e a metade sul do Paraná neste sábado (18). Segundo a previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), acumulados de até 100 milímetros são esperados nessas regiões. Em Florianópolis, são esperados 50 milímetros de chuva, o que também é significativo.
Já o Rio Grande do Sul terá chuvas isoladas e mais fracas, principalmente no norte do estado. Nas outras regiões, o dia deve ser bastante nublado, mas sem previsão de chuva.
Neste final de semana, o que persiste no estado é o frio. Apesar de o sol predominar na maioria das cidades gaúchas, as temperaturas não vão subir muito, variando entre 13ºC e 18ºC. Na região da Campanha Gaúcha, há inclusive previsão de geada.
Em Porto Alegre, a tarde deve ser nublada e os termômetros chegam a no máximo 16ºC.
Segundo a Climatempo, essa frente fria que avança sobre o Sul do Brasil vai aproximar de São Paulo, mas só aumenta a nebulosidade, por enquanto. Por outro lado, pancadas de chuva podem ocorrer em partes do Mato Grosso do Sul. No Norte do Brasil, chuvas fortes podem ocorrer no Amazonas, Pará, Amapá e Roraima. No Tocantins e centro-leste do Acre, o sol predomina. Há alerta para tempestades no litoral e oeste do Pará, litoral do Amapá, Roraima, e norte e leste do Amazonas.
No Nordeste, o sol e calor prevalecem no oeste da Bahia, Vale do São Francisco, sertão de Pernambuco, centro-sul do Piauí e sul do Maranhão. Outras áreas terão chuvas intercaladas com sol, ainda de acordo com a Climatempo, que também alerta para tempestades no litoral entre Rio Grande do Norte e Pernambuco e no litoral do Maranhão. O norte do Piauí, norte e litoral do Ceará, litoral de Alagoas, e regiões de Salvador e litoral norte da Bahia podem ter chuvas moderadas a fortes.
Risco de deslizamentos e novas inundações
Por causa dessas instabilidades em rota para Santa Catarina e Paraná e os acumulados das últimas semanas no Rio Grande do Sul, a região Sul fica em alerta para novas inundações e possíveis deslizamentos de terra. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu alguns alertas para a possibilidade de deslizamentos e inundações nessas regiões.
O órgão emite comunicados para possibilidade de novas inundações, os chamados riscos hidrológicos, e para a ocorrência de deslizamentos de terra, os riscos geológicos.
Para este sábado, o Cemaden aponta os seguintes riscos:
Hidrológicos
Possibilidade muito alta da permanência de inundação nas mesorregiões Centro-Oriental, Sudeste Rio-Grandense e Metropolitana de Porto Alegre, devido aos acumulados pluviométricos das últimas semanas, ao deslocamento das ondas de cheia e às condições de saturação do solo.
Possibilidade alta de inundação nas mesorregiões Norte e Sul Catarinense, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, no estado de Santa Catarina, devido à previsão de pancadas de chuva que poderão ser fortes localmente e gerar acumulados elevados.
Possibilidade moderada de inundação nas mesorregiões Nordeste Rio-Grandense, no estado do Rio Grande do Sul, Oeste Catarinense e Serrana, no estado de Santa Catarina, devido à previsão de pancadas de chuva ao longo do dia.
Geológicos
Possibilidade alta da ocorrência de deslizamentos nas mesorregiões do Norte Catarinense, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, em Santa Catarina, devido aos acumulados registrados nas últimas 96h e à previsão de chuva em forma de pancadas intensidade moderada a forte.
Possibilidade moderada da ocorrência de deslizamentos nas mesorregiões Nordeste Rio Grandense, principalmente na Serra Gaúcha e Região Metropolitana de Porto Alegre no Rio Grande do Sul, devido aos acumulados registrados nos últimos dias e ainda à previsão de chuva. Também há possibilidade moderada nas mesorregiões Sul Catarinense e Serrana, em Santa Catarina, devido à previsão de chuva de intensidade moderada com acumulados significativos localmente.