quinta, 18 de julho de 2024
Euro 6.0049 Dólar 5.4906

ROWENNA BRITO REBATE CRÍTICAS DE ACM NETO SOBRE EDUCAÇÃO: “FALSA POLÊMICA”

LUIZA SANTOS - 16/05/2024 18:17

A secretária da Educação do Governo da Bahia, Rowenna Brito, rebateu nesta quinta-feira (16) as críticas do candidato derrotado nas eleições de 2022 ao Governo do Estado, ACM Neto, em relação à Portaria 190, de 2024, que garante aos estudantes dos colégios públicos maior reforço nas disciplinas em que foram reprovados. As declarações foram feitas em entrevista à rádio Piatã FM. “Foi criada na sociedade uma falsa polêmica em relação à educação, em relação à Portaria”, disse.

Rowenna Brito explicou que o objetivo do Governo da Bahia é garantir que o estudante cumpra as disciplinas, garantindo a progressão. “Antigamente a gente chamava de dependência, que fazia dependência, que todo mundo conhece a dependência que o estudante na segunda série do ensino médio, que o povo chamava de segundo ano. No segundo ano eu perdi em português e matemática, eu estou dando um exemplo, para eu ir para a terceira série do ensino médio, eu vou numa progressão acompanhando esses componentes curriculares, eu levo português e matemática e vou fazendo junto”, disse.

A titular acrescentou ainda: “A gente tinha antes no turno oposto, agora temos uma plataforma, todo mundo das redes privadas utiliza essa plataforma, em que os estudantes estão nessa plataforma, a gente tem trilhas de aprendizagem para esses estudantes, a gente acompanha, e nós instituímos na nossa rede professores tutores, que acompanham esse grupo de estudantes, porque esse grupo de estudantes é um grupo que precisa de uma atenção diferenciada, precisa de um olhar diferente, porque ele apresentou uma fragilidade na série anterior, então na série seguinte essa atenção precisa ser redobrada”, disse a secretária, ao destacar que os estudantes não podem concluir o ensino médico se não passar por todos os componentes curriculares.

Rowenna Brito utilizou como exemplo a educação do Ceará, avaliada como a melhor do Brasil. “Se vocês olharem para o índice de aprovação do Ceará, o índice de aprovação do Ceará é 98% dos estudantes, os estudantes têm 98% de índice de aprovação no Ceará. Então a Portaria 190 e o programa agenda de sucesso escolar da rede estadual foi criada na perspectiva de garantir o direito do estudante. Não existe na rede estadual nenhuma orientação, nenhuma normativa que trate de aprovação em massa de estudante, de aprovação automática de estudante”, garantiu.

Foto: Flávia Maciel/Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.