A partir das 11h desta sexta-feira (17), as ruas do Pelourinho vão receber o manifesto-performance “O Museu é a Rua”, realizado pelo Grupo de Arte Popular A Pombagem, como parte da programação especial realizada pelo IPAC, para a 22ª Semana de Museus.
O grupo percorrerá as ruas do Centro Histórico de Salvador e segue até o Centro Cultural Solar Ferrão, que abriga duas exposições: a HÃHão – Arte Indígena Antirracista e Máscaras – Coleção Claudio Masella. O cortejo contará com poesias, bonecos gigantes, brincadeiras e teatro, em que as pessoas poderão desfrutar de um museu popular no meio da rua.
A Semana de Museus é uma temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e ocorre anualmente em celebração ao Dia Internacional dos Museus, no dia 18 de maio. Os museus do IPAC apresentam uma programação diversa e gratuita, elaborada especialmente para o evento. Para o diretor do grupo A Pombagem, “a performance vem no sentido de desmistificar a ideia do museu como edifício e provocar um debate sobre as suas diversas representações”, pontuou.
Foto: Divulgação