terça, 25 de junho de 2024
Euro 5.8267 Dólar 5.3936

PRASTES CULPA MINISTROS RUI COSTA E ALEXANDRE SILVEIRA POR SAÍDA DA PETROBRÁS; ENTENDA

João Paulo - 15/05/2024 09:00

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu demitir, nesta terça-feira (14), Jean Paul Prates da presidência da Petrobras, segundo os jornais O Globo e Folha de S. Paulo. Na mensagem aos colegas, Jean Prates fala que sua missão na Petrobras foi “precocemente abreviada” – e indica que os ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Rui Costa (Casa Civil) participaram da reunião de demissão. “Minha missão foi precocemente abreviada na presença regozijada de Alexandre Silveira e Rui Costa. Não creio que haja chance de reconsideração. Vão anunciar daqui a pouco”, declara Prates.

Lula já demonstrava insatisfação com o trabalho de Prates havia meses. Ele chegou a sondar o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, para o lugar. O primeiro atrito entre eles surgiu quando houve uma discussão sobre a distribuição de lucros da empresa. Prates foi indicado para o cargo antes mesmo de Lula tomar posse, em dezembro de 2022. Advogado e economista, Prates também atuou como empresário e dirigente sindical.

Leia a íntegra da carta:

Queridos amigos.

O presidente pediu meu cargo de volta agora há pouco. Deve nomear Magda. Amanhã conversaremos melhor. Danilo ficou tratando dos trâmites imediatos.

Minha missão foi precocemente abreviada na presença regozijada de Alexandre Silveira e Rui Costa. Não creio que haja chance de reconsideração. Vão anunciar daqui a pouco.

Só me resta agradecer a vcs e torcer que consigam ficar ou se reposicionar. Contém comigo no que eu puder fazer.

JPP.

fotos de Paulo Pinto/Agência Brasil e Agência Brasil/Fabio Rodrigues

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.