sábado, 25 de maio de 2024
Euro 5.614 Dólar 5.1764

MAIO AMARELO: TRANSALVADOR PROMOVE AÇÕES PARA MOTOCICLISTAS NESTA QUINTA (16)

Bruna Carvalho - 15/05/2024 15:22

A campanha Maio Amarelo na capital baiana terá duas ações a serem realizadas pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) nesta quinta-feira (16), com foco nos motociclistas. Uma delas acontece no Salvador Shopping e a outra vai ocorrer no Largo da Mariquita, no Rio Vermelho, com foco na redução de acidentes para este segmento.

A ação no Salvador Shopping começa às 15h, na Doca 2, e tem o objetivo de sensibilizar os condutores de motocicletas que atendem por aplicativos e que fazem o pit stop nos centros de compras da capital baiana, com idades entre 18 e 45 anos, sujeitos a acidentes de pequena e grande proporção.

A atividade já ocorreu anteriormente com profissionais no Shopping Barra, atingindo uma média de 50 motociclistas de app. Já no Rio Vermelho, às 19h, uma palestra será realizada no ponto de encontro de motociclistas, dentro do programa Vivo na Moto.

“Além do sorteio, é distribuído ainda material informativo, mostrando os dados de ocorrência com motocicletas na capital baiana, para que eles se sintam parte deste cenário, que é o território de fala deles, e que todos estamos envolvidos nessa situação de prevenção, e que todos podemos contribuir com a redução da negligência e imprudência no trânsito, promovendo uma mudança de comportamento”, declara a gerente de Educação para o Trânsito da Transalvador, Mirian Bastos.

A iniciativa de abordagem aos motociclistas conta com parceria da montadora Honda, que cedeu à campanha alguns brindes para serem sorteados no final de cada palestra, além de um capacete.

“Essa é uma forma de apontarmos de forma ainda mais incisiva a necessidade da utilização do capacete, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que preconiza o uso do equipamento de acordo com a legislação, o que garante a redução de até 70% o risco de lesões graves em acidentes motociclísticos”, lembra Mirian.

Números

A Transalvador, conforme determinação da Organização das Nações Unidas (ONU) referente à Segunda Década Viária, que foca na redução de até 50% nos índices de acidentes. A atenção tem sido direcionada para casos que envolvem os motociclistas, cujo número tem crescido significativamente na capital baiana.

Na primeira década de atuação do Maio Amarelo, o órgão registrou grande redução no número de acidentes em mais de 50%, o que vem sendo mantido ao longo desta segunda década de ações coordenadas. No entanto, órgão segue preocupado com o aumento do número de ocorrências envolvendo motociclistas e as sequelas oriundas destes acidentes.

De janeiro a março de 2024, a Transalvador registrou 21 vítimas fatais em acidentes envolvendo motos na capital baiana. Desse total, 20 foram motociclistas e um passageiro. No ano de 2023, foram registradas 113 mortes no trânsito, sendo 56% de motociclistas.

Foto: Bruno Concha/Secom PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.