sexta, 19 de julho de 2024
Euro 6.098 Dólar 5.6089

EMBASA É CERTIFICADA COM SELO LILÁS PELO GOVERNO DO ESTADO

LUIZA SANTOS - 15/05/2024 19:51

Nesta terça-feira (14), a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) recebeu a certificação Selo Lilás, concedida pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) do Governo da Bahia. A certificação é concedida às empresas que adotam condutas de respeito e valorização das mulheres trabalhadoras na Bahia, a partir de medidas que garantam a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres. O troféu da certificação foi entregue por Elisângela Araújo, secretária estadual de Políticas para Mulheres, ao presidente da Embasa Leonardo Góes.

A Certificação do Selo Lilás foi entregue à Embasa no evento de lançamento da Cartilha de Prevenção e Combate à Discriminação e Assédio no Trabalho.

Totalmente elaborada por colaboradores da empresa, a cartilha traz conceitos básicos sobre assédio moral e sexual, explicando de forma clara os vários aspectos da discriminação (misoginia, racismo, lgbtfobia, etarismo, capacitismo, gordofobia e intolerância religiosa). O documento também destaca as consequências para a saúde física e mental das vítimas e as implicações para a empresa, além de trazer orientações para vítimas e testemunhas sobre como agir diante deste tipo de situação. A construção da cartilha envolveu as áreas Jurídica, de Compliance e Gestão de Pessoas da Embasa, com o apoio do Comitê de Conduta e Integridade, Comitê de Diversidade, Equidade da empresa.

Para o presidente Leonardo Góes, as pautas da diversidade e da equidade de direitos vêm se consolidando como importante agenda institucional da Embasa e, tanto o reconhecimento do Selo Lilás quanto o lançamento da cartilha são ilustrativos deste avanço. Para ele, a construção da cartilha, que será disponibilizada para os colaboradores por meio impresso e digital, é mais uma importante iniciativa interna, que tem como objetivo educar e evitar episódios de discriminação e de assédio moral e sexual dentro da empresa. “Conhecer os conceitos e entender melhor como este tipo de conduta acontece no ambiente de trabalho é fundamental para o combate a qualquer tipo de assédio. A partir da priorização dessas pautas, pretendemos avançar cada vez mais para sermos reconhecidos como uma empresa inclusiva, que respeita as diferenças e combate as desigualdades”, destacou Góes.

A Política de Diversidade, Equidade e Inclusão da Embasa foi estabelecida formalmente em 2023 e tem princípios e normas voltadas à promoção de um ambiente de trabalho inclusivo. Antes, em 2021, a Embasa já havia conquistado prêmios como o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça.

Foto: Ascom/Embasa

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.