Enfim, a CBF se posicionou sobre a paralisação ou não do campeonato Brasileiro da série A. A entidade decidiu que a competição irá ficar suspensa por duas rodadas, a começar pelo próximo final de semana, e justifica a intervenção devido a solicitação de 15 clubes que participam do Brasileirão.
Haverá o adiamento das rodadas 7 e 8. O período coincide com as partidas das equipes gaúchas (Grêmio, Inter e Juventude), que já estavam suspensos até o dia 27 de maio. A previsão é que o certame retorne no dia 1º de junho, na 9ª rodada, caso não haja uma reviravolta.
A decisão da CBF acontece no contexto em que 11 clubes da Liga Forte União se expressaram a favor da suspensão do Brasileirão. O grupo ganhou o apoio de Bahia, Atlético-MG, Grêmio e Vitória. E mais cinco agremiações não se manifestaram sobre o assunto: Bragantino, Corinthians, Flamengo, Palmeiras e São Paulo.
Confira a nota da entidade:
“Nos últimos dias, o Brasil se viu radicalmente afetado por uma tragédia ambiental sem precedentes na história, que impactou diretamente milhões de pessoas no Estado do Rio Grande do Sul e, por conseguinte, o futebol praticado no Brasil.
Nesse sentido, não se pode olvidar que o esporte e a sociedade caminham concomitantemente, não podendo se separar ainda mais em um momento tão difícil para a população brasileira.
Sendo assim, a CBF, como entidade nacional de administração do desporto, se solidariza com cada vítima desse evento catastrófico, ressaltando que está empreendendo todos os esforços, no âmbito nacional e internacional, que estão ao seu alcance para colaborar com o povo gaúcho nessa drástica crise através de ações e iniciativas, sem prejuízo de outras que ainda serão desenvolvidas, caso necessário.
Desse modo, após consultar os 20 clubes participantes da Série A do Campeonato Brasileiro e receber o pedido de 15 equipes pela suspensão da competição até o dia 27 de maio, a CBF reitera o compromisso público assumido de transparência e diálogo pela atual gestão e suspende as rodadas 7 e 8 do certame”.
Foto: Rafael Ribeiro / CBF.