Em março, o volume de serviços na Bahia, na comparação com fevereiro, apresentou leve expansão de 0,1%, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada com análise da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).
Nessa análise, cabe ressaltar que a Bahia manteve a tendência de crescimento iniciada em fevereiro (0,8%) e registrou a segunda taxa positiva (0,1%) consecutiva, acumulando ganho de 0,9%. Esse resultado é ratificado pelo aumento da confiança do consumidor, pela manutenção da queda na taxa de juros, pela ampliação da geração de emprego e renda, pela ampliação da expectativa empresarial do setor de serviços e pelo controle da inflação.
Na comparação com março de 2024, o leve crescimento de 0,1% foi superior à média nacional (-2,3%). Duas das cinco atividades puxaram o volume de serviços para cima no estado, com destaque para as atividades de Serviços prestados às famílias (37,0%), que contabilizou a variação mais expressiva, seguida pela atividade de Serviços de informação e comunicação (2,9%). Por outro lado, as atividades de Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-8,9%) e Outros serviços (-8,9%), apresentaram a mesma retração em termos relativos. E Serviços profissionais, administrativos e complementares recuou 0,4%.
Na comparação com o primeiro trimestre de 2023, o setor avançou 0,6%. Duas das cinco atividades puxaram o volume de serviços para cima, com destaque para as atividades de Serviços prestados às famílias (13,2%), seguida por Serviços de informação e comunicação (3,4%). Por outro lado, as atividades de Outros serviços (-6,4%), Serviços profissionais, administrativos e complementares (-2,5%) e Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-2,1%) retraíram.
Foto: Carol Garcia GOV/BA