sábado, 20 de julho de 2024
Euro 6.098 Dólar 5.6089

PREFEITURA REALIZA AÇÕES DE COMBATE AO BULLYING EM ESCOLAS MUNICIPAIS

LUIZA SANTOS - 14/05/2024 15:38

O trabalho de prevenção a partir de palestras, identificação e mitigação de situações de agressão física e verbal nas escolas da rede municipal de ensino ganhou um forte incremento com as ações da Patrulha Escolar, com direito a uma boa avaliação do tripé envolvido: escolas, Guarda Civil Municipal (GCM), alunos e familiares. Somente em abril passado, quando as ações foram intensificadas a partir do Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola (dia 7), cerca de 1,6 mil alunos passaram pelas palestras de orientação e quatro escolas receberam ações contínuas, sendo duas em Engomadeira e duas na região da Cidade Baixa.

As atividades consistem em visitas periódicas às unidades de ensino, promovendo a identificação e prevenção de situações de violência, vandalismo e demais ocorrências que colocam em risco a integridade física e emocional dos alunos e da comunidade escolar. Nos encontros, os estudantes aprendem sobre boas práticas de convivência e como reconhecer e evitar cyberbullying – este tipo de ocorrência passou a ser considerado crime, conforme a lei 14.812/2024. Sendo assim, penaliza o agressor, pais, responsáveis e até mesmo as unidades escolares onde o bullying aconteceu.

A Patrulha Escolar tem promovido melhoria no comportamento coletivo em escolas com alto índice de ocorrências. A diretora da Escola Municipal da Engomadeira, Jaciara Nogueira Araújo, lembra que começou a notar mudanças significativas no convívio das crianças desde o ano de 2023, quando a GCM fez a primeira intervenção na unidade. “No início, eu confesso, não acreditei que isso ia prosperar. Mas, após algumas visitas da Guarda Municipal, foi possível notar um efeito bastante positivo”, declara.

O reconhecimento do resultado do trabalho é explicado pela gestora. “Esse ano estamos colhendo frutos, com a presença da GCM cada vez mais próxima da escola, conversando com os estudantes, se aproximando das famílias, o que tem garantido para a escola uma segurança maior, demonstrando para as famílias que realmente é esse o caminho a seguir, para que os alunos entendam que a escola é um espaço de respeito”, completa.

Foto: Bruno Concha/Secom PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.