A Prefeitura de Salvador iniciou, na última segunda-feira (13), as atividades do Eu me Protejo na Escola, projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres Infância e Juventude (SPMJ), em parceria com a Defensoria Pública da Bahia (DPE-BA), para orientar os alunos das escolas municipais a conhecerem o próprio corpo e a se protegerem de situações de abuso e exploração sexual. A iniciativa é uma das ações do Maio Laranja, campanha de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
A orientação ocorreu de maneira leve e participativa, contando com o apoio de banners, ventarolas, cartilhas e de dinâmicas realizadas com a atuação dos estudantes. Pela manhã, o projeto esteve na Escola Municipal Cosme de Farias, em Nazaré, e à tarde na Escola Municipal Permínio Leite, no Dois de Julho. Neste último, cerca de 20 alunos do 4º e 5º anos, com idades entre 10 e 12 anos, participaram da atividade.
Cartilha – Elaborada pela Defensoria Pública da Bahia, a cartilha Eu me Protejo conta com informações sobre o corpo humano, situações de perigo, como agir e quem procurar em situações de abuso e exploração. A distribuição está sendo realizada a partir da assinatura de um termo de cooperação entre a (DPE-BA) e a Prefeitura de Salvador, no último dia 3. Além da cartilha, estão sendo distribuídas ventarolas com informações sobre o tema e também disponibilizados banners para fixação nas escolas.
Outras instituições – Na próxima segunda (20), o projeto Eu me Protejo na Escola estará na Escola Municipal Cosme de Farias, mas dessa vez no turno vespertino. No dia 21, o projeto retorna à Escola Municipal Permínio Leite, mas no turno matutino. Já no dia 23, o projeto estará na Organização de Auxílio Fraterno (OAF), na Liberdade.
Fotos: Jefferson Peixoto/Secom PMS