sábado, 25 de maio de 2024
Euro 5.614 Dólar 5.1764

JERÔNIMO LEVA POTENCIAL ENERGÉTICO DA BAHIA PARA MAIOR EVENTO DO MUNDO SOBRE HIDROGÊNIO VERDE

Victoria Isabel - 14/05/2024 08:47

O governador Jerônimo Rodrigues participou da missão do Consórcio Nordeste no World Hydrogen 2024 Summit & Exhibition, o maior evento global sobre o hidrogênio verde. O encontro teve início nesta segunda-feira (13) em Roterdã, na Holanda, onde a delegação nordestina está se reunindo para uma série de encontros e apresentações com iniciativas europeias relacionadas à produção dessa fonte de energia limpa, que está atraindo atenção global.

O potencial do Nordeste para a produção de hidrogênio verde é reforçado pelo crescimento significativo de seus estados na geração de energia a partir de fontes renováveis, como eólica e solar, que são fundamentais para a cadeia de produção do hidrogênio verde. Por exemplo, a Bahia é responsável por cerca de 30% de toda a energia eólica e 20% de toda a energia solar gerada no Brasil, em média. Além disso, mais de 90% da matriz elétrica do estado é proveniente de fontes renováveis, levando em consideração a capacidade instalada.

“Nós viemos aqui com os governadores do Nordeste, é uma missão nordestina. Isso é importante porque nos une. Cada qual que tem o seu potencial de produção de energia solar, energia eólica. Cada um está fazendo o seu papel, mas, em bloco, temos potencial de convidar esses empresários para investir, gerar emprego, gerar renda. E esses contatos, de fato, aconteceram”, contou o governador, salientando as qualidades do estado: “os empresários sabem o tamanho que a Bahia tem. Nós já somos líder na produção de energia eólica. Estamos próximos de superar Minas Gerais e ser o maior produtor de energia solar. E, agora, o hidrogênio verde, que é a energia que deverá modificar a matriz energética do futuro”.

Fazem parte, ainda, da comitiva na agenda desta segunda (13) o diretor-presidente da Bahia Investe, Paulo Guimarães, e o chefe de gabinete da Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema), André Ferraro. A missão nordestina na Europa conta com a parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Fotos: Eudes Benício/GOVBA

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.