Existe uma grande parcela da população que irá prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que necessita trabalhar. Nesse caso, enfrentar as longas e exaustivas horas de estudo e lidar com as demandas próprias de uma ocupação requer sacrifício, o que inclui o seguimento regrado de uma rotina fixa, mas que, segundo a psicóloga Ingrid Nayan, também precisa ser livre.
“Essa dualidade é quando você sabe o que, quando e como tem que fazer, porém não se prenderá como uma obrigação de dar conta tudo de uma vez. Concentração e foco são fundamentais nesse desenvolvimento. Alguns assuntos são possíveis de pegar de imediato e passar para o próximo, outros não. A dica é: apenas faça o que tem que ser feito naquela hora, concentre no que está fazendo e tente esquecer os fatores extremos, o próximo assunto”, aconselha a especialista.
Uma vez que não há uma fórmula exata ou uniforme para conciliar o colégio, trabalho e estudos para o Enem, o CORREIO ouviu estudantes, professores e diretores pedagógicos, que reuniram abaixo dicas de como tentar lidar com uma rotina tripla de demandas diárias. Confira abaixo:
Criar metas diárias;
Crédito: fizkes | Shutterstock