O TCU – Tribunal de Contas da União pode solucionar o impasse da Unigel e reabrir às fábricas de fertilizantes na Bahia e em Sergipe.
Isso porque a Petrobras, para tentar manter o contrato assinado em 29 de dezembro com a petroquímica Unigel, enviou a Benjamin Zymler, relator do processo no TCU, um ofício em que pede que o ministro proponha uma “solução consensual” para superar as pendência e reabrir as fábricas.
O TCU afirma que o contrato de industrialização sob encomenda (“tolling”) de fertilizantes nitrogenados firmado entre a Unigel e a Petrobras em dezembro do ano passado tem irregularidades e causaria prejuízos à Petrobras.
Em nota, a Unigel nega “quaisquer irregularidades” e defendeu o acordo, como uma solução temporária que preservaria postos de trabalho e garantiria a continuidade do suprimento de fertilizantes ao mercado brasileiro.
A proposta da Petrobras com uma solução consensual poderia solucionar todos os processos judiciais e arbitral envolvendo as empresas de modo a pôr de pé o contrato de R$ 759 milhões.