A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) recebeu autorização para importar até 1 milhão de toneladas de arroz, visando reforçar os estoques públicos devido aos alagamentos no Rio Grande do Sul, principal estado produtor do alimento no país. Essa medida, válida para 2024, permite a importação de arroz beneficiado ou em casca através de leilões públicos, com preços determinados pelo mercado.
“Os estoques serão destinados, preferencialmente, à venda para pequenos varejistas das regiões metropolitanas, dispensada a utilização de leilões em bolsas de mercadorias ou licitação pública para venda direta”, diz o texto da medida provisória publicada em edição extra do Diário Oficial da União, na noite desta quinta-feira (9).
A Conab é a empresa estatal com função de auxiliar o governo federal na tomada de decisões sobre políticas agrícolas e caberá a três ministérios (Desenvolvimento Agrário, Agricultura e Pesca), mediante a proposta, definirem a quantidade de arroz a ser adquirida, os limites e condições da venda do produto.
Foto: freepik
Fonte: CNN