A Prefeitura de Salvador e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) assinaram nesta quarta-feira (8) um memorando de entendimento voltado para o fortalecimento das políticas públicas para mulheres. O acordo foi assinado pela vice-prefeita e secretária municipal da Saúde, Ana Paula Matos, e pela diretora executiva do UNFPA e subsecretária-geral das Nações Unidas, Natalia Kanem.
O memorando conta com um plano de trabalho com ações em conjunto entre as secretarias municipais de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Educação (Smed) e Saúde (SMS), além da Defesa Civil (Codesal), nas temáticas de combate à violência baseada em gênero, a garantia de direitos sexuais e reprodutivos, principalmente no que se refere à prevenção de gravidez na adolescência, e justiça climática.
“Nosso propósito é comum, é o desenvolvimento das pessoas, é entender cada situação de vulnerabilidade e atuar para que isso não se perpetue. A assinatura do Memorando de Entendimento entre o UNFPA e a Prefeitura de Salvador possibilita ações concretas efetivas, não só nas áreas reprodutivas e de saúde sexual, mas no combate à violência baseada em gênero, à garantia de direitos sexuais, à justiça climática, mas sobretudo do fortalecimento do nosso povo”, disse Ana Paula Matos.
Fotos: Lucas Moura/ Secom