Começa hoje, quarta-feira (8), a campanha ” Salvador Solidária”, onde 10 unidades da Prefeitura-Bairro da capital baiana receberão donativos, a partir desta quinta-feira (9), para as vítimas das chuvas e das enchentes no Rio Grande do Sul. A ação visa arrecadar água, assim como materiais de limpeza como água sanitária, detergente e sabão.
A campanha teve início no posto de coleta na sede da Defesa Civil de Salvador (Codesal), na Av. Bonocô. O prefeito Bruno Reis compareceu ao local e, segundo ele, até o meio-dia já haviam sido doados 3 mil litros de água. “Nossa expectativa é passar da casa de 50 mil litros. Hoje, por enquanto, estamos recebendo as doações apenas aqui, na Defesa Civil, mas amanhã (quinta) vamos receber também nas Prefeituras-Bairro. Quero convocar todos os soteropolitanos a ajudarem os nossos irmãos do Rio Grande do Sul que estão passando, infelizmente, por muitas dificuldades”, afirmou.
As doações serão recolhidas até a próxima quarta-feira (15), das 8h às 16h. As doações devem ser de água mineral, em garrafas de qualquer tamanho, ou de produtos de limpeza, como água sanitária, sabão em barra ou em pó, detergente, entre outros. Esses são os produtos que os municípios gaúchos mais precisam neste momento.
Bruno Reis ainda explicou que, na última segunda-feira, manteve contato com o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e foi informado que o maior problema, tanto na sua cidade como nas demais, era a necessidade de água potável e de materiais de limpeza. “Eles já estão recebendo outros donativos, mas estão em situação de desabastecimento de água. Então, se a gente pudesse ajudar arrecadando esses donativos, seria muito importante”, afirmou o prefeito de Salvador.
Diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, destacou a urgência de uma mobilização para ajudar o sul do país. “Só em Porto Alegre, são cerca de 10 mil pessoas desabrigadas, que estão em abrigos provisórios. Além da capital, as chuvas e a enchente afetaram também a Grande Porto Alegre, então a Prefeitura de lá acaba auxiliando também essas outras cidades menores da região”, disse.
“Em 2021 nós fizemos uma campanha parecida, quando tivemos fortes chuvas no interior da Bahia. Naquela ocasião, enviamos para municípios afetados 40 toneladas de alimentos e 50 mil litros de água. É o que a gente pretende fazer de novo agora, com essa mobilização na Defesa Civil”, completou Sosthenes Macêdo.
FOTO: Valter Pontes / Secom PMS